Menu
Redes sociais

Prefeito de Palmas recebe comitiva do Tribunal de Contas de Angola durante visita institucional

Encontro fortalece cooperação internacional e parceria acadêmica entre município, TCE-TO e a Corte de Contas angolana no âmbito de programas de pós-graduação

Prefeito de Palmas recebe comitiva do Tribunal de Contas de Angola durante visita institucional

Eduardo Siqueira Campos ao lado da comitiva do Tribunal de Contas de Angola durante recepção no Paço Municipal.

Data da publicação: 09/02/2026

Crédito da foto: Edu Fortes


O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu na manhã desta segunda-feira, 9, no Paço Municipal Teotônio Segurado, a visita institucional de uma comitiva do Tribunal de Contas de Angola, liderada pelo juiz conselheiro presidente, Dr. Sebastião Gunza. Também participaram da agenda o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), André Luiz de Matos Gonçalves, e a reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem.

 

 

Durante a recepção, o prefeito destacou a honra em acolher a delegação angolana e recordou a trajetória de seu pai, o ex-governador Siqueira Campos, que visitou Angola no passado, reafirmando o interesse em ampliar as relações com o país africano. Eduardo Siqueira Campos ressaltou, ainda, a importância estratégica das instituições de controle e da academia, representadas pelo conselheiro André Gonçalves e pela reitora Maria Santana, no fortalecimento da gestão pública e da cooperação internacional.

A visita integra a programação de cooperação acadêmica e institucional entre a UFT, o Tribunal de Contas de Angola e o TCE-TO. A comitiva está em Palmas para cumprir mais uma etapa do mestrado e doutorado em Gestão de Políticas Públicas, ofertado pela universidade no âmbito da parceria entre as instituições.

 

Troca de experiências 

Para o Dr. Sebastião Gunza, o encontro foi marcado pela cordialidade. “Foi uma recepção calorosa e hospitaleira. Conhecemos a história da cidade e seus serviços. Foi um encontro de fraternidade e troca de experiências. Saio satisfeito e honrado, sentindo-me, de certa forma, um cidadão de Palmas”, afirmou o magistrado, que aproveitou a ocasião para convidar o prefeito a visitar a capital angolana.

 

 

A reitora Maria Santana Milhomem reforçou a relevância da internacionalização das ações acadêmicas. “Temos uma parceria sólida entre a prefeitura e a universidade, especialmente em nossos programas de mestrado e doutorado profissional. Trazer esse trabalho para perto da gestão municipal é fundamental para a UFT”, pontuou.

 

Gestos simbólicos

Como símbolo de amizade e respeito cultural, o prefeito foi presenteado com a máscara Mwana Pwo (mulher jovem), do povo Chokwe. A peça, esculpida em madeira, é uma expressão artística sagrada que homenageia a ancestralidade feminina e a prosperidade.

Em retribuição, Eduardo Siqueira Campos presenteou o Dr. Sebastião Gunza com uma estátua angolana herdada de seu pai, Siqueira Campos. A peça, trazida de uma viagem histórica ao país africano, simboliza a continuidade dos laços institucionais e afetivos entre os dois povos.

 

Texto: João Lino Cavalcante

Edição: Denis Rocha