Menu
Redes sociais

Comunidade escolar da ETI Margarida Lemos celebra formatura dos alunos fiscais de turma da unidade

Durante a solenidade foram homenageados professores instrutores e estudantes que se destacaram no curso de formação

Comunidade escolar da ETI Margarida Lemos celebra formatura dos alunos fiscais de turma da unidade

Ao todo, 26 alunos concluíram o curso de formação

Data da publicação: 15/05/2026

Crédito da foto: Francisco Barros



A quadra poliesportiva da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos, localizada no setor Lago Sul, foi palco, na manhã desta sexta-feira, 15, da solenidade de formatura dos novos fiscais de turma de 2026. A cerimônia foi marcada pelo reconhecimento da dedicação dos estudantes, que receberam seus diplomas e foram condecorados com os braçais de fiscal, símbolo da responsabilidade e da liderança que passam a exercer dentro da comunidade escolar junto aos 980 alunos matriculados na ETI. 

 

Ao todo, 26 alunos do 9º ano concluíram o curso de formação. O programa tem como foco a disciplina e a gestão escolar, preparando jovens para liderar, fiscalizar e inspirar colegas, sempre em conformidade com o regimento interno e as normas da instituição. Os novos fiscais são o braço direito da coordenação disciplinar da ETI, apoiando as ações pedagógicas da gestão e promovendo valores como autodisciplina, respeito e trabalho em equipe.

 

A secretária municipal da Educação, Anice Moura, celebrou o sucesso dos alunos. “Além de fiscais auxiliadores dos professores e da coordenação disciplinar, vocês são também exemplos para os demais colegas. Sei que a jornada até aqui foi desafiadora, mas tenho certeza de que o conhecimento adquirido os preparou para a vida.  Vocês serão cidadãos cada vez mais responsáveis e líderes, protagonistas de suas próprias vidas e escolhas, trilhando um caminho promissor em suas carreiras. Que esta seja a primeira de muitas conquistas”.

 

A gestora destacou ainda a parceria de longa data com as instituições parceiras como o Corpo de Bombeiro que compartilham a responsabilidade de gerir a rede de educação em Palmas que possui mais de 45 mil alunos matriculados em 82 unidades educacionais. “Trabalhamos há muito tempo, com muita responsabilidade, para garantir que os nossos estudantes tenham não só a educação formal no sentido pedagógico, mas também, as oportunidades de participação em eventos culturais e esportivos”.

 

Carmem Silva, mãe do formando Vinícius Neves dos Santos, falou do orgulho que sentia ao prestigiar o filho. “Eu sou mãe e pai ao mesmo tempo, então ver meu filho se tornar responsável é motivo de muito orgulho. Ele sonha em ser bombeiro, em ser militar, e aqui está realizando um sonho”, disse. Vinícius também comemorou a conquista. “Foi difícil, muitos desafios a superar, mas com garra e determinação consegui me formar. Um momento inesquecível que ficará marcado na minha vida”, celebrou.

 

A formatura dos fiscais de turma simboliza um marco importante na trajetória dos alunos, que agora assumem um papel ativo na manutenção da disciplina e na valorização dos princípios que sustentam a convivência escolar. Durante a solenidade foram homenageados professores instrutores e os alunos destaques do curso de formação.

 

Presenças

 

A solenidade contou com a presença de professores, alunos, familiares, militares e autoridades, entre elas a primeira-dama de Palmas, Pollyanna Marques Siqueira, que representou o prefeito Eduardo Siqueira Campos, e o tenente-coronel Germano, representante do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.

 

Secretária da Educação, Anice Moura, celebrou o sucesso dos alunos

 

 Carmem Silva, mãe do formando Vinícius Neves, prestigiou a formatura do filho 

 

A solenidade foi prestigiada por autoridades, militares, professores, alunos e familiares dos alunos

Texto: Iolete Marques

Edição: Iara Cruz