A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas) realizou na noite desta quinta-feira, 26, a abertura oficial da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório da Unicatólica. A Conferência com o tema ‘20 anos do Suas: construção, proteção social e assistência’ discutirá cinco eixos temáticos que impactam as políticas do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O objetivo da conferência, que é realizada a cada dois anos, é avaliar a política de assistência social e definir diretrizes para o aprimoramento do Suas, garantindo a participação popular e o controle social, promovendo debates e a construção coletiva das políticas públicas municipais para esta área.
A usuária do Suas, Maria das Mercês Alves de Sousa falou da importância da presença da comunidade nestes eventos. “A população precisa entender que tem que falar e defender suas propostas. A comunidade enfrenta muitas dificuldades todos os dias e o Suas nos ajuda nesse enfrentamento”, destacou.
A primeira-dama e secretária municipal de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, parabenizou os presentes e reafirmou o compromisso da gestão em “ouvir atentamente os apontamentos e propostas, pois irão direcionar a construção de políticas públicas socioassistenciais assertivas e o fortalecimento das ações que já estão sendo executadas pelo município”.
Trabalhos
Nesta sexta-feira, 27, segundo dia de debates, os gestores, trabalhadores, sociedade civil organizada e usuários do Suas irão formar grupos de trabalho para discussão, elaboração, votação e priorização das propostas de acordo com os cinco eixos temáticos que norteiam a conferência em 2025 que são:
Eixo 1 - Universalização do Suas: acesso integral com equidade e respeito às diversidades.
Eixo 2 - Aperfeiçoamento contínuo do Suas: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional.
Eixo 3 - Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social no Sistema Único de Assistência Social.
Eixo 4 - Gestão democrática, informação no Suas e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no Suas.
Eixo 5 - Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do Suas.
Texto: Eliene Campelo
Edição: Denis Rocha