‘Alimentos Ultraprocessados’ foi o tema do Percurso III, ‘Eu com os Outros’, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Pessoas Idosas, realizado nesta quinta-feira, 3, pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pankararu, no distrito de Taquaruçu. A iniciativa apresentou, de forma dinâmica e prática, as diferenças entre opções saudáveis e ultraprocessados, incentivando escolhas mais equilibradas entre as pessoas idosas.
“Foi muito importante abordar esse tema, uma vez que os alimentos ultraprocessados vêm ganhando espaço e substituindo opções mais saudáveis. Esses esclarecimentos são fundamentais para as pessoas idosas, pois a adoção de hábitos saudáveis na velhice contribui para a saúde, a qualidade de vida e a longevidade”, enfatizou a educadora social do Cras, Andria Linhares.
Abordagem Interativa
A estagiária de Nutrição, Morgana Dias, explicou que a abordagem combinou informações e exemplos do cotidiano para facilitar o entendimento. “Durante a atividade, apresentamos de forma interativa, as diferenças entre alimentos saudáveis e ultraprocessados, destacando seus benefícios e possíveis malefícios. Também utilizamos exemplos práticos para ampliar a compreensão e incentivar escolhas mais conscientes”, pontuou.
Já para o participante José do Carmo, a dinâmica contribuiu para ampliar o conhecimento sobre as opções disponíveis no dia a dia. “É importante termos essas informações e podermos ver, na prática, a diferença entre as opções mais saudáveis e os ultraprocessados”, disse.
