A Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) deu início às atividades do Circuito Conexões da Aprendizagem – Dia D de Boas Práticas, uma ação que promove visitas técnicas entre mais de 40 unidades educacionais da rede municipal. O circuito, que segue até o dia 10 de setembro, tem como lema ‘Nenhum educando para trás: presença, aprendizagem e compromisso de toda a rede’ e integra o planejamento das Ações Pró-Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2026-2027.
A ação conjunta foi aberta na última sexta-feira, 28, com a visita da equipe da Escola Municipal Maria Verônica à Escola Municipal Paulo Freire. Durante o encontro, foram apresentados projetos pedagógicos, indicadores de desempenho e estratégias que contribuíram para os resultados positivos da unidade.
O diretor da escola anfitriã, Alex Alves da Silva, destacou o avanço nos índices. "Apresentamos nossos projetos como a sala de reforço, espaço da biblioteca e nossos indicadores, sobretudo o Ideb de 2025, com média de 6,6 nos anos iniciais, superando a média de 2023, que foi de 6,5."
A programação prevê duas rodadas de visitas: a 1ª rodada ocorre entre esta segunda-feira, 31, a sexta-feira, 4, e a 2ª rodada, de 7 a 11 de setembro. Durante as imersões, as equipes observam práticas em áreas como acolhimento e clima escolar, frequência e busca ativa, ambiente alfabetizador, uso de materiais estruturados, recomposição de aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática, além de práticas exitosas em sala de aula, atuação da gestão e supervisão pedagógica, participação das famílias, entre outras temáticas.
Ao final das visitações, cada unidade sistematizará as observações, identificando práticas já consolidadas, aquelas que podem ser aprimoradas e as que podem ser incorporadas à realidade local, com o objetivo de qualificar o ensino e elevar os resultados do Ideb nos próximos dois anos em toda a rede educacional do município de Palmas.
