A secretária municipal da Educação de Palmas, Anice Moura, participa nesta terça-feira e quarta-feira, 10 e 11, da primeira reunião técnica de 2026 promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/TO). O evento ocorre no Auditório Cuica, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), e reúne dirigentes municipais, prefeitos, contadores e técnicos de educação para discutir sobre as políticas e programas da educação.
.jpeg)
Entre os assuntos debatidos no evento estão as apresentações do coordenador de Manutenção da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Igor Queiroz, que vai falar sobre Fundeb, complementação do Valor Anual por Aluno (VAAF), Valor Aluno Ano por Resultado (VAAR) e Valor Anual Total por Aluno (VAAT), bem como do coordenador de Operacionalização do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e de Apoio Operacional ao Salário Educação ao Fundeb, Ulisses Orlando, que apresentará informações sobre o próprio Siope.
Abrindo o evento, o presidente da Undime/TO, Humberto Castilho, falou sobre a importância dos dirigentes trabalharem em regime de colaboração para alcançarem bons índices. Ele destacou os resultados alcançados no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2025, um reconhecimento aos esforços e iniciativas exitosas das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. “Sessenta municípios tocantinenses conquistaram o reconhecimento máximo, o Selo Ouro, evidenciando a excelência na alfabetização. Outros 48 conquistaram o Selo Prata, demonstrando o impacto da política territorial, da política de estado e do regime de colaboração que proporciona a troca de experiências e das ações inovadoras de cada município”, disse Castilho.

A participação da secretária Anice na primeira reunião ordinária da entidade reforça o compromisso da gestão municipal com o regime de colaboração e o fortalecimento do ensino público na Capital. “Este encontro é uma oportunidade fundamental para estreitarmos o diálogo com os outros municípios e com a Undime, garantindo que as políticas públicas cheguem de forma eficiente às nossas salas de aula. Participar desta reunião técnica nos permite alinhar estratégias e compartilhar soluções que buscam, acima de tudo, a melhoria contínua da aprendizagem e a valorização dos nossos profissionais da educação”, afirmou.