Menu
Redes sociais

Educação de Palmas promove encontro formativo sobre práticas inclusivas na Educação Infantil

Encontro foi organizado pelas gestoras dos Cmeis Terezinha Alves, Matheus Henrique e Pequeninos do Cerrado

Educação de Palmas promove encontro formativo sobre práticas inclusivas na Educação Infantil

Imersão pedagógica surgiu a partir do diálogo entre as gestoras dos Cmeis

Data da publicação: 30/01/2026

Crédito da foto: Divulgação


A Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed) realizou, na tarde desta sexta-feira, 30, o I Encontro da Imersão Pedagógica: Práticas Pedagógicas Inclusivas no Cotidiano da Educação Infantil. A imersão pedagógica surgiu a partir do diálogo entre as gestoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Terezinha Alves, Matheus Henrique e Pequeninos do Cerrado, com o objetivo de promover momentos de estudo e aprofundamento sobre temáticas urgentes da Educação Especial, fortalecendo as práticas pedagógicas no cotidiano das unidades.

Realizado no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, o encontro está contemplado no cronograma da Formação em Serviço da Rede Municipal e reuniu professores, monitores, cuidadores e equipes pedagógicas da Educação Infantil. As palestras foram ministradas por professoras da rede municipal, sendo elas a professora mestra Ana Cecília Ferreira, que abordou o Plano de Ensino Individualizado (PEI), e a professora doutora Zilmene Santana, que apresentou orientações sobre o Decreto nº 12.686/2025, que trata do atendimento da Educação Especial na perspectiva da inclusão.

Neste primeiro encontro, os estudos destacaram o papel do apoio escolar, as diretrizes para a participação, permanência e aprendizagem das crianças na Educação Infantil e a importância do PEI como instrumento para reconhecer as individualidades, identificar necessidades e potencializar as habilidades das crianças.

A doutora Zilmene Santana destacou que, como pesquisadora e doutora e educação com ênfase em educação especial, considera de suma importância sua participação e contribuição no planejamento em questão. “A oportunidade de oferecer conhecimento aos professores envolvidos nas atividades com nossos alunos é para mim motivo de grande satisfação. Sinto-me honrada em poder compartilhar meus conhecimentos com os colegas dos nossos Cmeis, visando aprimorar o atendimento às necessidades e as particularidades de cada criança, promovendo a inclusão efetiva em nossas unidades”, esclareceu.

A programação prevê a realização de, no mínimo, quatro encontros ao longo de 2026, com temáticas alinhadas à realidade das unidades, valorizando também os servidores da rede municipal que atuam como pesquisadores, especialistas, mestres e doutores.

Texto: Juscelene Melo

Edição: Juliana Matos