Menu
Redes sociais

Gestores da Educação de Palmas reforçam acompanhamento pedagógico em unidades do Jardim Aureny III

Objetivo de agenda permanente de visitas técnicas a unidades de ensino é o fortalecer práticas educacionais

Gestores da Educação de Palmas reforçam acompanhamento pedagógico em unidades do Jardim Aureny III

Em todas as unidades, a equipe diretiva da Semed verificou a padronização da alimentação escolar

Data da publicação: 12/02/2026

Crédito da foto: Samuel Menezes


Dando continuidade da agenda permanente de acompanhamento pedagógico e administrativo da Secretaria Municipal de Educação de Palmas, com foco na melhoria da rede e no fortalecimento das práticas educacionais em todas as etapas de ensino, a secretária municipal da Educação, Anice Moura, realizou na manhã desta quinta-feira, 12, visitas a unidades no Jardim Aurenu III, região sul da Capital.


A agenda incluiu as Escolas Profª Rosemir Fernandes e Maria Júlia Amorim, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Castelo Encantado e a Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice de Mello. Durante as visitas, a secretária Anice, acompanhada da secretária-executiva Pedagógica Cândida Cecília e da superintendente de Projetos Especiais, Vânia Coelho, percorreu salas de aula, conheceu projetos pedagógicos, dialogou com gestores, professores, estudantes e demais servidores, além de verificar a padronização da alimentação escolar, com atenção especial às cozinhas das unidades.

 

Sala de recursos

A secretária também acompanhou de perto o atendimento às crianças atípicas, conhecendo as salas de recursos e as estratégias de inclusão adotadas pelas equipes pedagógicas. Na Escola Rosemir Fernandes, que atende 1..078 estudantes do 1º ao 5º ano, a comitiva conversou com alunos e professores sobre o desenvolvimento das atividades pedagógicas e reforçou a importância do acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem.



 

 

Biblioteca

Já na Escola Municipal Maria Júlia, que conta com 840 estudantes do 6º ao 9º ano, um dos destaques foi o trabalho desenvolvido na biblioteca. A bibliotecária Rosélia Oliveira ressaltou as ações de incentivo à leitura e de conscientização quanto ao uso e conservação do livro didático. “Além de incentivar o hábito leitor, desenvolvemos ações de orientação para que os alunos compreendam o valor do livro didático e a importância de preservá-lo para que outros estudantes também possam utilizá-lo no ano seguinte”, destacou.

 

Educação Infantil

No Cmei Castelo Encantado, que atende 370 crianças de 6 meses a 3 anos, do Berçário I ao Maternal II, a equipe conheceu as rotinas de cuidado e aprendizagem na primeira infância, reforçando a importância do ambiente acolhedor, seguro e pedagogicamente estruturado para o desenvolvimento integral das crianças.

 

 

Tempo Integral

Encerrando a agenda, a equipe visitou a ETI Eurídice de Mello, que atende 1..040 estudantes do 1º ao 9º ano em tempo integral. A diretora Maria Mendes destacou a relevância da presença da gestão da Semed nas unidades. “Essas visitas fortalecem o diálogo e demonstram o compromisso da Secretaria com a realidade de cada escola. Quando a gestão vem até a unidade, escuta a equipe e acompanha de perto o trabalho desenvolvido, todos se sentem valorizados e motivados”, afirmou.

 

 

Acompanhamento

Para a secretária Anice Moura, o momento foi de escuta e alinhamento. “Nosso compromisso é garantir uma educação de qualidade, com equidade e cuidado. Além disso, estamos seguindo a orientação do prefeito Eduardo Siqueira Campos quanto ao cuidado com as nossas escolas e Cmeis e com toda a comunidade escolar. Estar nas unidades, acompanhar a alimentação escolar, verificar o atendimento às crianças atípicas, ouvir professores e alunos são rotinas fundamentais para que possamos tomar decisões cada vez mais assertivas. A escola é viva e a gestão precisa estar próxima, orientando e aprendendo junto”, destacou.

Texto: Vania Machado

Edição: Juliana Matos