A secretária municipal da Educação de Palmas, Anice Moura, e equipe técnica da Semed, apresentou na manhã desta segunda-feira, 9, o modelo cívico-militar adotado na Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo para o comandante da 3ª Brigada de Infantaria Mecanizada, general Rodrigo Bernardo, que veio a Palmas pela primeira vez. Na ocasião, eles participaram de um momento cívico com os estudantes e professores na quadra da unidade.
“Há muito queria conhecer o Tocantins e, ao saber que o 22º Batalhão do Exército tem essa parceria com a Educação, fiz questão de ver na prática como funciona. Daqui a alguns anos, esta juventude estará assumindo responsabilidades em diversas áreas, mas tudo isso tem uma base que começa na escola. Podem ser médicos, engenheiros, professores ou militares, mas o que levam para sempre é a Educação. Que projetos como esse continuem prosperando”, declarou.
A secretária Anice Moura agradeceu o acolhimento da equipe escolar e dos educandos e destacou o compromisso dos profissionais da unidade. “Essa é uma escola que entrega resultados, porque todos os profissionais se dedicam. A parceria construída ao longo dos anos com a Associação Amigos do Batalhão e o Exército Brasileiro fortalece esse trabalho, contribuindo para a formação cidadã dos nossos estudantes, com valores como respeito, disciplina e responsabilidade”, enfatizou.
A Semed, por meio da ETI Caroline Campelo, mantém desde 2017, com a Associação Amigos do Batalhão, um acordo de cooperação que tem como objetivo colaborar na formação integral das crianças, fortalecendo valores como disciplina, cidadania e respeito. A iniciativa vem se destacando nos eixos pedagógico, cultural e esportivo. “É muito lindo ver uma cena dessas. Uma mostra do que realizamos ao longo do ano letivo com os militares e professores, sempre pensando no melhor para nossos alunos”, afirmou o diretor da unidade, James Paulo Sousa Diógenes.
Também participaram do momento cívico, a secretária-executiva pedagógica, Cândida Cecília; a superintendente de Gestão Escolar, Maria Antônia Almeida; o comandante do 22º Batalhão do Exército, Ten-Cel Roberto Ribeiro Filho; Renilson Aires Cavalcante, representando a Associação Amigos do Batalhão; do diretor da unidade, James Paulo Sousa Diógenes; dentre outros.
Outras visitas
Além da ETI Caroline Campelo, a secretária e a equipe técnica visitaram outras unidades da rede. Na ETI Margarida Lemos, no setor Lago Sul, a equipe conheceu a estrutura da cozinha escolar e dialogou com a gestão sobre o trabalho pedagógico desenvolvido do 5º ao 9º ano, com foco no incentivo à prática esportiva e no uso de tecnologias educacionais.
A agenda de visitas também incluiu os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Lucas Ruan e Recanto Infantil, ambos no Jardim Aureny III, reforçando o acompanhamento próximo da Semed às unidades de educação infantil e o compromisso com a qualidade do ensino desde os primeiros anos de vida escolar.