Menu
Redes sociais

Estudantes da Escola Municipal Thiago Barbosa se destacam na Mostra Brasileira de Foguetes

Etapa da competição na qual participou a unidade educacional aconteceu na terça-feira, 13, no estacionamento do Estádio Nilton Santos, em Palmas

Estudantes da Escola Municipal Thiago Barbosa se destacam na Mostra Brasileira de Foguetes

Data da publicação: 14/05/2025


Pela primeira vez participando da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobgog), os alunos da Escola Municipal Thiago Barbosa, situada no Jardim Aureny II, se destacaram com o lançamento de um foguete que alcançou 193 metros de distância, um feito que coloca a equipe entre as possíveis medalhistas na etapa nacional da competição.

A etapa da Mostra na qual participou Escola Municipal Thiago Barbosa aconteceu na terça-feira, 13, no estacionamento do Estádio Nilton Santos, em Palmas. O evento também reuniu em outros dias alunos de várias escolas da Capital, dentre elas públicas e privadas. No caso da Escola Thiago Barbosa, a produção do foguete envolveu os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de três turmas da série e contou com a supervisão da equipe da unidade educacional e a orientação do projeto foi conduzida pelo professor Rodrigo Costa Alencar. 

De acordo com o professor Rodrigo Costa, no decorrer da montagem do foguete e também durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de aplicar conceitos de física, matemática e criatividade na construção e no lançamento de foguetes feitos com garrafas PET, em uma atividade prática e inspiradora. “O nosso foco foi estimular entre os alunos o interesse pela ciência e promover o trabalho em equipe. E neste trabalho conseguimos fazer tudo isso muito bem”, observou o educador.

Rodrigo conta ainda que o lançamento do foguete que eles confeccionaram alcançou 193 metros de distância, um desempenho que para ele é já um prêmio. “A equipe responsável por esse lançamento é da turma 92.02, formada pelos alunos Kennedy, Samuel e João Sidharta. Eles foram precisos e nos deixaram emocionados”, revelou o professor.

Para a diretora da unidade, Débora Gomes, a estreia da escola no evento foi marcada por muito aprendizado, entusiasmo e espírito de cooperação entre os participantes. “Tivemos a oportunidade de ver de perto o que a ciência pode proporcionar. Vivenciamos na produção dos foguetes uma ação divertida e significativa para a escola”, disse parabenizando todos os envolvidos.

Texto: Milena Botelho

Edição: Iara Cruz

Alunos se destacaram com o lançamento de um foguete que alcançou 193 metros de distância - Foto: Divulgação
A equipe responsável pelo lançamento destaque é formada pelos alunos Kennedy, Samuel e João Sidharta
Estreia da escola na Mostra foi marcada por aprendizado, entusiasmo e espírito de cooperação entre os participantes