Menu
Redes sociais

Em Palmas, ETI Cora Coralina amplia formação dos alunos com jiu-jitsu, futsal, xadrez e violão gratuitos

Iniciativa é fruto de parceria da unidade educacional com o Instituto Nação Rap

Em Palmas, ETI Cora Coralina amplia formação dos alunos com jiu-jitsu, futsal, xadrez e violão gratuitos

Este ano, as aulas tiveram início em fevereiro com uma nova etapa de atividades esportivas e culturais voltadas a crianças e adolescentes atendidas na ETI

Data da publicação: 19/02/2026


A unidade da rede municipal de ensino Escola de Tempo Integral (ETI) Cora Coralina, localizada na região norte de Palmas, amplia as oportunidades de desenvolvimento integral dos estudantes por meio da oferta de aulas gratuitas de jiu-jitsu e futsal masculino e feminino, além de violão e xadrez. A iniciativa é fruto de parceria da unidade educacional com o Instituto Nação Rap.

Este ano, as aulas tiveram início em fevereiro com uma nova etapa de atividades esportivas e culturais voltadas a crianças e adolescentes atendidas na unidade educacional. As modalidades são oferecidas aos estudantes com idades entre 7 e 17 anos, sempre no final do período das aulas na escola.

 

A proposta é garantir que os alunos possam conciliar o rendimento escolar com práticas esportivas e culturais. “As atividades integram um conjunto de ações do instituto para promover inclusão social por meio do esporte e da cultura, criando oportunidades e ampliando horizontes para os jovens da comunidade”, conta o educador Heli Guimarães.

 

 

Conforme a diretora do Cora Coralina, Michele Morais, a ampliação das modalidades ofertadas no ambiente escolar fortalece a formação integral dos estudantes, ao proporcionar experiências que vão além do currículo regular da educação em tempo integral.

 

 

“Quando ofertamos modalidades que não fazem parte do currículo obrigatório, mas que são extremamente atrativas para os alunos, ampliamos as oportunidades de desenvolvimento. É o caso do treinamento de futebol, que funciona nos moldes das escolinhas, das artes marciais como o jiu-jitsu, que traz uma prática diferenciada em relação às aulas de lutas do currículo, do xadrez com foco em campeonatos, realizado com professor da própria instituição, e do violão, que complementa as aulas de música. Na educação em tempo integral já contamos com a jornada do contraturno; essas atividades funcionam como um terceiro turno, ampliando ainda mais as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento dos nossos estudantes”, avalia a gestora.

 

Acompanhe os horários que acontecem as aulas:

  • Jiu-jitsu – masculino e feminino: segunda, terça e quarta-feira das 17 às 19 horas
  • Futsal Masculino Sub 11 e Sub 13: terça das 17h40 às 20 horas e quinta das 17h40 às 19 horas
  • Futsal Masculino Iniciação: 17h40 às 18h50
  • Futsal Feminino: quarta e quinta-feira – 19 às 20 horas

 

Texto: Milena Botelho

Edição: Denis Rocha