Menu
Redes sociais

Fundação Cultural de Palmas institui Comissão Eleitoral para escolha do Grupo Gestor do CEU das Artes

Os mais votados na eleição a ser realizada no dia 21 de fevereiro próximo passarão a atuar no apoio à gestão do equipamento ao longo do triênio 2025-2027

Fundação Cultural de Palmas institui Comissão Eleitoral para escolha do Grupo Gestor do CEU das Artes

Luara Aquino (ao centro), presidente da FCP, apresenta processo de escolha do Grupo Gestor 2025-2027 do CEU das Artes

Data da publicação: 09/02/2026

Crédito da foto: Flávia Ruth/FCP


A Fundação Cultural de Palmas (FCP) criou a Comissão Eleitoral responsável por organizar, coordenar e supervisionar o Processo Eleitoral Triênio 2025/2027 do Grupo Gestor Tripartite do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) da Capital. A medida consta na Portaria nº 003/2026, publicada no Diário Oficial do Município nº 3.888, O documento também convoca para a eleição, que ocorrerá no dia 21 de fevereiro, das 18 às 20 horas, no cineteatro do próprio equipamento cultural, localizado no Setor Morada do Sol e também conhecido como Pracinha da Cultura.

O Grupo Gestor terá composição tripartite, formado por membros titulares e suplentes representantes do Poder Público, da Comunidade e da Sociedade Civil Organizada. Cabe ao Poder Público a indicação de representantes dos setores da Cultura, da Assistência Social, do Esporte, da Educação e da Juventude. À Comunidade, cabe a participação de pessoas físicas e representantes das comunidades do entorno da Pracinha da Cultura. Já à Sociedade Civil Organizada, cabe a participação de pontos de cultura, associações de bairro e outras entidades, conforme a portaria.

Candidatura e processo eleitoral
Os interessados em concorrer a uma vaga no Grupo Gestor deverão formalizar o pedido de candidatura junto à Comissão Eleitoral no dia da eleição. Caso atendam aos requisitos da portaria, preencherão um formulário de habilitação imediata. Após a conclusão das candidaturas, a Comissão Eleitoral projetará a relação de todos os candidatos aptos dos segmentos Comunidade e Sociedade Civil Organizada em local visível, garantindo a transparência do processo.

Em seguida, a votação será iniciada. Cada eleitor poderá escolher, individualmente e de forma secreta, um representante do segmento Comunidade e outro da Sociedade Civil Organizada, depositando os votos na urna. Ao final, a Comissão Eleitoral fará a apuração manual, com anúncio verbal de cada cédula e contagem dos votos. O resultado dos cinco titulares e cinco suplentes eleitos em cada segmento será divulgado assim que a última cédula for contabilizada.

Fortalecimento das ações
A Comissão Eleitoral é composta por representantes da FCP, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morada do Sol e da sociedade civil. O secretário-executivo da FCP, Marcelo Lopes, preside a comissão e enfatiza a importância de eleger um Grupo Gestor engajado para ampliar o potencial do CEU das Artes.

"Aqui funciona um dos polos da Fundação Cultural e, por isso, é possível oferecer cursos gratuitos de iniciação artística e diversas outras atividades, como oficinas e apresentações. Com a atuação de um Grupo Gestor contribuindo diretamente para este espaço, as ações tendem a ser ainda mais ampliadas, abrangendo não apenas a cultura, mas também o esporte, a educação, a juventude e a ação social. Se a atuação do Município neste local já é diversificada e de qualidade, a perspectiva é de um fortalecimento e aprimoramento contínuos", avalia Lopes.
 

Texto: Marcus Mesquita

Edição: Fernanda Sousa