Gradagem de terra é um serviço essencial para a produção agrícola, mas que possui alto custo para a agricultura familiar, o que muitas vezes inviabiliza determinadas culturas. Em razão disso, a Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Região Metropolitana, iniciou, em dezembro do ano passado, o serviço de gradagem para os pequenos produtores. Com 22 regiões rurais atendidas, os agricultores atendidos com o preparo do solo já observam resultados nas lavouras.
Até o momento, foram atendidas 456 propriedades; até o final dos serviços, serão mais de 600 agricultores do cinturão verde da Capital. O serviço garante o nivelamento e condições adequadas para que a terra esteja fértil e livre de obstáculos antes do plantio. “A agricultura familiar é um dos pilares da produção de alimentos para a cidade e a gradagem é uma das principais demandas dos agricultores. Ela representa uma etapa essencial no preparo do solo. Por isso, nós estamos trabalhando para atender essa demanda”, explicou o secretário de Agricultura e Região Metropolitana, Jaime Café.

Cana-de-açúcar, milho, capim, além de hortaliças para venda e consumo próprio, fazem parte da produção de Gildemar Silvino do Nascimento, que possui uma pequena propriedade na região do Projeto de Assemtamento (PA) São João e foi um dos primeiros contemplados com o serviço de gradagem de terra. Segundo ele, o atendimento chegou em boa hora. O serviço foi realizado em uma área de aproximadamente um alqueire. De acordo com o produtor, o resultado foi rápido. “Veio na hora certa. A gente já plantou o capim, que estava fazendo falta e ele já está soltando o pendão das sementes. A cana também já nasceu quase toda. O milho foi plantado e já estamos começando a colher resultados”, contou.
Gildemar tem como principal produto a cana-de-açúcar, da qual faz garapa e vende nas feiras da Capital. Na pequena propriedade também há uma área de pastagem que, em breve, deve receber gado. “A gente teve que vender o gado porque não tinha pasto. Agora, com o capim formado, a ideia é comprar novamente para poder criar. Fomos atendidos a contento e na hora certa. Acredito que, aqui na nossa região, se alguém não plantou, não foi por falta de preparo da terra”, concluiu.


Menor custo da produção
Horticultor na Gleba Taquari, região da Vila Agrotins, Lucas Pereira da Silva produz hortaliças que atendems feiras, escolas, hospitais e mercados da Capital. Em uma área arrendada, ele consegue produzir alface, couve, cebolinha, manjericão, entre outras hortaliças. Há 11 anos atuando na horticultura, o produtor trabalha há dois anos com produção própria na área onde está instalado atualmente. Atualmente, a horta gera emprego e renda para a família e trabalhadores da região. Ao todo, são quatro funcionários fixos, além do apoio direto do irmão e da esposa, totalizando sete pessoas envolvidas na produção.

Segundo o agricultor, o apoio da Prefeitura, por meio da assistência técnica e do serviço de gradagem de terra, tem papel fundamental para a continuidade da produção, nos momentos em que faltam recursos ou equipamentos. “Esse serviço é muito importante, porque, às vezes, a gente está sem capital ou não encontra um trator disponível. A Prefeitura entra em contato, manda o trator, gradeia a terra e resolve o problema da gente, sem custo. Para mim, é maravilhoso que isso continue e que venha mais vezes”, destacou.
Lucas relembrou que, no início da produção própria, o apoio técnico foi essencial para estruturar o trabalho no campo. “Quando eu estava começando aqui, tive muita assistência da Prefeitura, tanto na parte da agronomia quanto no apoio com o trator. Isso me ajudou demais”, afirmou.
O produtor ressaltou também a importância da presença da equipe técnica e do acompanhamento dos produtores rurais. “É muito bom ver vocês vindo aqui acompanhar a gente. Isso motiva a produzir mais, a buscar mais conhecimento, melhorar a produção e, consequentemente, baratear o preço para o consumidor em Palmas. Quanto mais produção a gente tiver, mais barato fica para quem compra”, concluiu

Fotos - Júnior Suzuki