Menu
Redes sociais

Guarda Metropolitana de Palmas intensifica ações no Agosto Lilás com foco no combate à violência contra a mulher

Programa visa, entre outras ações, capacitar guardas metropolitanos sobre os principais aspectos da Lei Maria da Penha

Guarda Metropolitana de Palmas intensifica ações no Agosto Lilás com foco no combate à violência contra a mulher

Data da publicação: 05/08/2025


Como parte das ações do Agosto Lilás – mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher –, a Patrulha Mulher Segura, da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), intensifica sua atuação com foco na qualificação da equipe e no engajamento da sociedade, por isso, nesta terça-feira, 5, 40 guardas metropolitanos participaram de uma palestra sobre a atuação da Patrulha e os principais aspectos da Lei Maria da Penha. 

A atividade ocorreu no miniauditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e foi conduzida pela inspetora-chefe da GMP, Letícia Bordin, e pela guarda metropolitana, subinspetora Joana Paula Martins. A ação integra o Estágio Anual de Qualificação Profissional (EAQP), promovido pela instituição.

Criada oficialmente por meio do Decreto N.º 2.678, de 28 de março de 2025, a Patrulha Mulher Segura tem como missão principal fiscalizar e monitorar o cumprimento das medidas protetivas de urgência, oferecendo suporte e acolhimento a mulheres e meninas em situação de violência.

Segundo o comandante da GMP, Gilmar Fernandes, desde a sua criação, a patrulha tem priorizado a formação contínua dos agentes, garantindo um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente. “A capacitação tem o objetivo de reforçar o papel da Guarda Metropolitana no enfrentamento à violência de gênero em Palmas”.

A palestrante e inspetora chefe da GMP, Leticia Bordin, explica como a Patrulha Mulher Segura funcionará no âmbito da Guarda Metropolitana de Palmas. "Ela vai fiscalizar e monitorar as medidas protetivas de urgência. A Lei Maria da Penha traz essa ferramenta, e aqui nós estamos nos especializando, porque a política está focada no Pacto Nacional Antifeminicídio, no Pacto Nacional Contra a Violência às Mulheres e Meninas, e na não revitimização da mulher", disse.

Texto: Márcio Greick

Edição: Denis Rocha