A I Audiência Participativa sobre a Cultura Reggae em Palmas será realizada no próximo dia 22 de maio, às 14 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal. O encontro é uma construção conjunta entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), a Câmara Municipal de Palmas, através do Coletivo Somos e a Associação de Reggae de Palmas.
Aberta ao público, a audiência reunirá artistas, coletivos culturais, produtores, pesquisadores, simpatizantes e representantes da comunidade reggae para debater demandas, propostas e encaminhamentos voltados à construção e ao fortalecimento de políticas públicas para o segmento cultural na Capital.
A proposta do encontro é ampliar o diálogo entre sociedade civil organizada, agentes culturais e poder público, reconhecendo o reggae como manifestação artística e cultural historicamente ligada à resistência, à valorização da cultura negra e à promoção dos direitos humanos.
História
Originado na Jamaica na década de 1960, o reggae consolidou-se internacionalmente como um movimento cultural associado às lutas sociais, à espiritualidade e ao enfrentamento das desigualdades. No Brasil, o gênero ganhou força a partir das décadas de 1970 e 1980, influenciando diferentes territórios, movimentos culturais e expressões periféricas e urbanas. Em Palmas, o reggae integra a diversidade cultural e vem sendo fortalecido pela atuação de artistas independentes, coletivos e organizações culturais, entre elas a Associação de Reggae de Palmas, que atua na articulação e mobilização do segmento na cidade.