Menu
Redes sociais

Jogos Indígenas já movimentam rede hoteleira da Capital

Jogos Indígenas já movimentam rede hoteleira da Capital

Data da publicação: 27/08/2015


A menos de 60 dias para a realização dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMI) em Palmas, gerentes de hotéis e pousadas da Capital já comemoram a quantidade de reservas em seus estabelecimentos. O evento, que será realizado de 23 de outubro a 1º de novembro deste ano, pretende reunir mais de dois mil atletas, entre representantes de etnias brasileiras e de mais 30 países.

 

Para Nilce Gama, gerente de um hotel na região do Centro da Cidade que já possui taxa de ocupação de 96% no período dos JMI, o evento será uma oportunidade para conquistar os turistas, pois muitos estarão pela primeira vez na Capital tocantinense. “Nossa missão é oferecer o melhor atendimento possível para que esses turistas gostem e voltem a nos visitar. Esse evento é uma excelente oportunidade para divulgar nossa Cidade. Muitos colegas também já estão comemorando a grande procura, quase não há mais vagas”, disse a gerente.

 

Gama adiantou ainda que na próxima semana será realizada reunião dos membros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-TO) para que o grupo de empresários do setor exponha dados de reserva em seus estabelecimentos durante os JMI e discuta sobre os serviços que serão ofertados aos hóspedes.

 

Segundo Susy Amorim, gerente de uma pousada na Capital, a expectativa do setor hoteleiro quanto aos Jogos vai além da taxa de ocupação nos hotéis. De acordo com ela, restaurantes também vão ganhar bastante com o evento. “Nós vemos de forma muito positiva. Já temos mais da metade de ocupação e a procura está crescendo a cada dia. O evento será maravilhoso para nós, que acreditamos também ter grande movimentação no nosso restaurante”, avaliou.

 

Os Jogos Mundiais

 

A 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas terá programação diversificada e contará com atividades esportivas, culturais, passeios turísticos, gastronomia e feira de artesanato. A estimativa é de que 300 mil pessoas circulem pela vila dos Jogos durante o evento.

 

Os Jogos serão realizados com a utilização de estruturas provisórias (locais dos jogos e alojamento das etnias brasileiras) e de estruturas já existentes (estádio de futebol e escolas que serão utilizadas como alojamento para as delegações estrangeiras). Os alojamentos para os indígenas brasileiros serão ocas construídas especialmente para esta edição, em formato similar aos já utilizados nos Jogos Nacionais.

 

A primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas é realizada por meio de parceria entre o governo Federal, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Governo do Tocantins, a Prefeitura de Palmas e o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC).