Menu
Redes sociais

Médicos apresentam estudos relevantes durante as defesas Trabalhos de Conclusão de Residência

Ao todo 10 médicos estarão, após suas defesas, aptos para atuarem diretamente na Estratégia Saúde da Família (ESF) e Centros de Saúde da Comunidade (CSC)

Médicos apresentam estudos relevantes durante as defesas Trabalhos de Conclusão de Residência

Data da publicação: 27/02/2020


A médica Mariana Alves Rodrigues abriu na manhã desta quinta-feira, 27, na sede do Instituto Vinte de Maio (IVM), a programação das defesas dos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR) dos médicos que fazem parte do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, ofertado pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

 

A residente Mariana trouxe em sua pesquisa o estudo sobre o Risco Cardiovascular na Atenção Básica, tema que a banca avaliadora considera bastante relevante para os profissionais que atuam diretamente no processo de avaliação de saúde da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Como a colega Marina, o médico Lucas Gonçalves da Silva também abordou em seu trabalho o Estigma Social em Pacientes Portadores de Hanseníase: uma revisão integrativa, tema que preocupa e alerta os profissionais de saúde.

 

O residente que conheceu de perto a realidade da rede de saúde da Capital, pois passou grande parte do período da residência nas unidades de saúde de Palmas e teve também a oportunidade de conhecer os serviços oferecidos pela rede, relata que durante este tempo aprendeu a cuidar de pessoas. “Durante a especialização tive contato direto com diversos pacientes, com doenças diferentes, conheci na prática o Sistema de Saúde de Palmas, que tanto me orgulho em ter atuado, pois conta com uma estrutura que nos da condições de atender bem o paciente”, disse o novo especialista.

 

A presidente da Fesp, Jaciela Leopoldino, ressalta que a participação dos residentes no dia a dia da rotina de serviço das unidades de saúde é fundamental para a evolução do profissional e do sistema de saúde. “Unir o ensino e serviço e a prática é muito importante neste processo da academia. A qualidade dos trabalhos mostra que estamos no caminho certo, especializando e preparando jovens profissionais para a prática do cuidado integral e humanizado, com a capacidade de compreensão do contexto pessoal, familiar e comunitário dos cidadãos”, destaca Jaciela.

 

Ao todo 10 médicos estarão, após suas defesas, aptos para atuarem diretamente na Estratégia Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Trabalhando assim na porta de entrada dos serviços de saúde do Sistema Único de saúde (SUS), que é a Atenção Básica”, lembrou a tutora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, a médica Andreia Zanon.

 

O calendário de defesas da Residência de Medicina de Família e Comunidade segue no período da tarde desta quinta, 27. Na próxima semana, nos dias 03 e 04 de março, no Ceulp/Ulbra, em Palmas, será a vez dos residentes do Programa de Residências Multiprofissional e Profissional em área da Saúde apresentarem seus trabalhos de conclusão.