Menu
Redes sociais

Merendeiras participam de formação para novo modelo da alimentação escolar da rede municipal de Palmas

A capacitação marca um novo momento da alimentação escolar da rede, com foco na padronização dos serviços e na qualificação das equipes

Merendeiras participam de formação para novo modelo da alimentação escolar da rede municipal de Palmas

A supervisora de qualidade da Seja, Vanessa França, explica que o encontro visa colocar em prática o conteúdo teórico apresentado anteriormente

Data da publicação: 26/01/2026

Crédito da foto: Júnior Suzuki


Com mais de 15 anos de atuação como merendeira na rede municipal de ensino de Palmas, Suelen Lima Luz Oliveira participou, na nesta segunda-feira, 26, da segunda etapa da formação voltada aos profissionais que atuam nas cozinhas das unidades educacionais. A capacitação é promovida pela empresa Seja e marca um novo momento da alimentação escolar da rede, com foco na padronização dos serviços e na qualificação das equipes.

Ao todo, 65 merendeiras participaram da formação prática realizada no refeitório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, reunindo profissionais de 20 unidades de ensino. A programação segue no período da tarde, com a participação de merendeiras de outras escolas, e continua até esta terça-feira, 27, nos dois turnos, garantindo que todas recebam as orientações previstas na nova padronização da merenda escolar.

Da teoria à prática

A supervisora de qualidade da Seja, Vanessa França, destaca que o encontro desta semana é destinado a colocar em prática os conteúdos apresentados na formação teórica, realizada anteriormente. “Hoje faremos o treinamento prático. O treinamento teórico já aconteceu com todas essas profissionais, tanto aos contratados quanto aos efetivos da Prefeitura de Palmas", explicou.

Vanessa explicou ainda que, além das rotinas operacionais, a capacitação aborda temas indispensáveis para garantir a qualidade do serviço. “Elas passam por orientações sobre relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, a importância da supervisão, além de rastreabilidade dos produtos, recebimento e armazenamento de mercadorias, uso correto dos equipamentos de proteção individual, dentre outros”, detalhou.

Para a merendeira Suelen, que é concursada da rede municipal, o início desse novo processo gera expectativas e também desafios. “De início dá medo, porque é tudo novo e surgem muitas dúvidas, mas a expectativa é que dê tudo certo. Com a capacitação, a gente vê uma oportunidade de crescer profissionalmente”, revela.

Entrega dos uniformes

Durante a formação, as merendeiras também receberam os novos uniformes que passarão a ser utilizados no dia a dia de trabalho. O kit é composto por duas calças, duas camisetas, touca, avental e calçados adequados às atividades desenvolvidas nas cozinhas das unidades educacionais.

 

 

 



 


 

Texto: Milena Botelho

Edição: Iara Cruz