Menu
Redes sociais

Motoristas participam de conscientização para atender pessoas com deficiência

Foco visa sensibilizar profissionais sobre direitos de todos os usuários

Motoristas participam de conscientização para atender pessoas com deficiência

Data da publicação: 24/01/2025


Com o foco de sensibilizar motoristas de transporte coletivo sobre os direitos das pessoas com deficiência (PcD) e as boas práticas no atendimento a esses usuários, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) realizou ação de conscientização na sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), na manhã desta sexta-feira, 24. 

Durante a atividade, a presidente do Compede, Mônica Costa, destacou a relevância de garantir um atendimento humanizado e inclusivo e enfatizou os cuidados que os motoristas devem adotar no dia a dia, como o uso adequado das rampas de acessibilidade e a atenção às dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência no transporte público. “A nossa ação hoje é mostrar aos motoristas em treinamento as necessidades das pessoas com deficiência que são usuárias do transporte público. Tivemos a participação de três pessoas com deficiência, para que elas mesmas falassem de suas dificuldades”, ressaltou. 

O superintendente da ATCP, Rogério Araújo, frisou a importância de conscientizar tanto os profissionais do transporte quanto a sociedade em geral sobre a necessidade de promover a acessibilidade. “Essa ação é fundamental para que todos possam contribuir para o acesso digno das pessoas com deficiência ao transporte público”, afirmou.

O evento contou também com a participação de usuários com deficiência, que aproveitaram a oportunidade para reforçar demandas essenciais, como a implantação de sistemas sonoros nas estações, melhoria na acessibilidade das paradas de ônibus e adequação de rampas e faixas de pedestres.

Pessoa com deficiência visual, membro do Compede e usuário do transporte coletivo, Euler Rui Barbosa Tavares, destacou a relevância da iniciativa: “Hoje foi um evento magnífico, onde discutimos a implementação de acessibilidade e inclusão no transporte coletivo de Palmas. A participação do Compede, autoridades e motoristas demonstrou o compromisso em efetivar melhorias para as pessoas com deficiência”.

 

Vivência

Como parte da programação, os motoristas participaram de atividades práticas, incluindo a experiência de circular de ônibus com os olhos vendados, simulando a rotina de um usuário com deficiência visual. Houve também uma demonstração sobre o uso correto das rampas de acessibilidade dos veículos.

O motorista Lismar Alves, que atua há 15 anos no transporte coletivo, também compartilhou sua visão: “Essa ação é essencial para conscientizar a todos, especialmente os motoristas. Apesar da correria do dia a dia, temos a obrigação de atender com respeito e bom senso todas as pessoas, principalmente aquelas com deficiência, que dependem do nosso serviço”, disse.


 

Texto: Daniel Ribeiro - estagiário sob a supervisão de Samara Martins

Edição: Denis Rocha/Secom Palmas