O Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav), da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), participa do evento de ‘Capacitação, Notificação e Identificação de Situações de Violência de Povos Indígenas’. Voltado aos trabalhadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Tocantins, o curso é uma promoção do próprio órgão e ocorre até sexta-feira, 11, no auditório da Defensoria Pública do Estado.
Em sua participação, a equipe do Nupav apresentou a rede de atendimento e acolhimento das mulheres e meninas em situação de violência em Palmas. A coordenadora do Núcleo, Leyssane Marta Ayres Arruda, falou sobre o trabalho coletivo dos organismos parceiros, as ações disponibilizadas pelo núcleo e a rede de apoio às pessoas em situação de violência.
Para o enfermeiro do Nupav, Ilton Batista, o evento proporciona aos profissionais do Dsei um amplo entendimento de como a rede atende as usuárias, para que assim possa ser replicado, com adequações, dentro da comunidade indígena. Batista ressalta que a ação facilita o processo que flui o atendimento dos povos indígenas. “No atendimento, a vítima precisa entender o que é violência, e se ela está em uma situação de violência”, explicou.
Nupav
O Nupav faz parte da estrutura da Semus e tem o objetivo de promover discussões sobre promoção da saúde, prevenção e intervenção das violências, o fortalecimento da rede de proteção e atenção às vítimas de violências, definição dos papéis dos serviços e atores da rede na corresponsabilização de reestruturação do fluxo de atendimento e na continuidade do cuidado de pessoas em situação de violências.
O Núcleo é composto por instituições governamentais e não governamentais.