A Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas realizou, na manhã desta sexta-feira, 9, o resgate de um papagaio que ficou preso em uma rede de proteção na Escola de Futebol do Flamengo, localizada na Arse 23 (208 Sul).
De acordo com informações da equipe, a ave ficou enroscada na rede que cobre parte do campo de futebol e não conseguia se soltar. O resgate ocorreu por volta das 10 horas e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar.
Apoio e cuidados
Para alcançar o animal, os bombeiros utilizaram uma escada giro. Durante a operação, um bombeiro militar usou um canivete para cortar a rede e retirar o papagaio em segurança. Após o resgate, a ave foi entregue aos agentes da Guarda Metropolitana Ambiental.
Segundo a equipe, o papagaio apresentava ferimentos nas pernas provocados pelo atrito com a rede, resultado das tentativas de se libertar. Após o atendimento inicial, o animal foi encaminhado ao Centro de Fauna do Estado (Cefau), onde passará por avaliação médica e receberá os cuidados necessários antes de uma possível reintrodução à natureza.
A Guarda Metropolitana reforçou a importância de acionar equipes especializadas em casos envolvendo animais silvestres, evitando tentativas de resgate por pessoas sem treinamento, o que pode agravar os ferimentos do animal ou colocar vidas em risco.
