O Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, gerido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher (Semasmu), retomou nesta segunda-feira, 26, as atividades do primeiro semestre de 2026. Atualmente, são cerca de 430 idosos inscritos em diversas atividades e oficinas que promovem saúde e bem-estar.
A gerente do Parque, Ilma Jardim Vieira, destaca que as vagas estão abertas para novos participantes. A inscrição é realizada presencialmente no local de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. “Quem quiser participar das atividades do Parque precisa ter 60 anos ou mais e apresentar atestado médico que libere a participação”, explicou, acrescentando sobre a importância do equipamento na política voltada a pessoas idosas. “Os benefícios que acompanhamos aqui são para além da saúde física. Há muita mudança na melhoria da autoestima e qualidade de vida”, ressalta.
A aposentada Maria Magalhães conta que assim que completou 60 anos se inscreveu no multifuncional e diz que a sua saúde física melhorou. “Este é o segundo ano aqui no parque e meus exames melhoraram muito. Estou mais disposta e me sinto mais feliz aqui em interagir com outros idosos de todas as idades e ampliar os vínculos de amizade”, relata Maria.
Atividades
Entre as atividades oferecidas estão treinamento funcional, projeto Vó Vôlei, aulas de zumba, academia ao ar livre, hidroginástica, rodas de conversa, grupos de convivência, acupuntura e atendimento psicológico.
O Parque da Pessoa Idosa fica localizado na Quadra ACSU-SO 30 (301 Sul), na Avenida NS-01.
De janeiro a novembro de 2025, o Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira registrou 20.359 atendimentos, uma média de 1.850 atendimentos por mês, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher