Menu
Redes sociais

Plano de Regularização Fundiária Sustentável de Palmas será discutido em Audiência na região Sul

Os moradores da região Sul de Palmas terão a oportunidade de participar da elaboração do Plano de Regularização Fundiária Sustentável de Palmas. A Audiência Pública será realizada neste sábado, 10, às 8h, na Escola de Tempo Integral Eurídice de Melo, ...

Plano de Regularização Fundiária Sustentável de Palmas será discutido em Audiência na região Sul

Data da publicação: 07/10/2009


Os moradores da região Sul de Palmas terão a oportunidade de participar da elaboração do Plano de Regularização Fundiária Sustentável de Palmas, em Audiência Pública promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação. O evento será realizado neste sábado, 10, às 8h, na Escola de Tempo Integral Eurídice de Melo, no Aureny III.


O secretário municipal de desenvolvimento urbano, meio ambiente e habitação, Eduardo Manzano, explica que a Audiência é a oportunidade para que os moradores da região Sul se informem e participem das discussões sobre a regularização fundiária de áreas na região. “A participação dos moradores, principalmente de quem está em áreas ocupadas irregularmente, é fundamental para que possamos atender as necessidades locais”, afirmou.


Na ocasião será apresentado o resultado preliminar do I Seminário do Plano de Regularização Fundiário, realizado no dia 12 de setembro último, além de palestras e debates com urbanistas e representantes da Prefeitura.


Plano de Regularização

Executado pela Sedumah, com recursos do Ministério das Cidades, o plano permitirá a realização de um mapeamento completo das áreas e loteamentos irregulares de Palmas, e o apontamento das soluções para a questão. O plano é importante instrumento para a implementação da política municipal de regularização fundiária e deve estar associado às políticas de desenvolvimento urbano e habitacional, bem como às diretrizes e estratégias de gestão urbana, no sentido de reverter o quadro de irregularidades do município.


Para a elaboração do plano foi realizado um levantamento das áreas ocupadas irregularmente no município e reuniões com os moradores destas áreas. Além do Seminário serão realizadas audiências nas três regiões, Central, Norte e Sul. Cada Região terá seu representante nas audiências com o Ministério Público, Sedumah e entidades e associações ligadas à habitação.


Programação

 

Credenciamento
Abertura: 08h30

Palestra: 9h - Luciana Bedeschi - Instituto Polis 

Painel: 9h40- Resultados Preliminares do I Seminário de Regularização Fundiária. 

Painel: 10h- Instrumentos de Regularização Fundiária / Possibilidades para a Região sul.

Painel: 10h30- Importância da organização e mobilização comunitária;

11h- Debate com a comunidade sobre o Plano de Regularização Fundiária Municipal. 
Objetivo: Discutir as questões fundiárias relativas à região sul do Município.

14h- Debate: Plano de Regularização Fundiária Municipal, enfoques, diretrizes e impactos.

15h- Grupos de Trabalho

16h- Apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho. 

17h- Considerações sobre o trabalho, fala final da Palestrante/Facilitadora.