Menu
Redes sociais

População já pode se inscrever para a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Palmas

Evento acontece na terça e quarta-feira, 23 e 24, e reunirá usuários, trabalhadores, gestores e representantes da sociedade civil para debater o fortalecimento do SUS

População já pode se inscrever para a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Palmas

Inscrição é gratuita e deve ser feita previamente pelo link disponível no texto

Data da publicação: 19/06/2026

Crédito da foto: Ramon Valuá


A população de Palmas já pode se inscrever para a 13ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada na terça e quarta-feira, 23 e 24, na Ulbra Palmas, localizada na Avenida Siqueira Campos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente aqui. Podem participar usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil, em um espaço democrático de participação e construção coletiva das políticas públicas de saúde.

Com o tema ‘Saúde, democracia, soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil’, a conferência tem como objetivo promover o diálogo entre a sociedade e os diversos segmentos da pasta para avaliar a situação de saúde da população, fortalecer o controle social e construir propostas que contribuam para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a inscrição, os participantes deverão escolher um dos quatro eixos temáticos que serão debatidos em grupos de trabalho na quarta-feira.

Eixo I – Democracia, saúde como direito e soberania nacional.

Eixo II – Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social.

Eixo III – Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambiental.

Eixo IV – Modelos de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.

A programação terá início na noite de terça-feira, com credenciamento, cerimônia de abertura e palestra magna ministrada por Olga Maria de Alencar. Na quarta, os participantes acompanharão exposições dos eixos temáticos, debates em grupos de trabalho, plenária final para aprovação das propostas e a eleição dos delegados que representarão Palmas na etapa estadual da conferência.

Durante o evento, serão eleitos, de forma paritária, os delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde, sendo compostos por 50% de usuários do SUS, 25% de trabalhadores e 25% de gestores ou prestadores de serviços do SUS. Os delegados eleitos têm um papel importante na representação popular, pois vão representar e levar as propostas discutidas no Município para o âmbito estadual.

Texto: Gabriela Letrari

Edição: Denis Rocha