O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, assinou na manhã desta terça-feira, 27, as licenças ambiental e de instalação da Cidade do Automóvel, que será implantado pelo governo do Estado na Capital. A solenidade ocorreu no pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, além de secretários, deputados e outras autoridades. Os projetos são considerados estratégicos para organizar setores econômicos, estimular novos investimentos e promover desenvolvimento urbano na Capital.
O Município ajustou a área do projeto para ampliar a oferta de lotes destinados a empresários. “Nós temos a obrigação legal de manter, no mínimo, 15% de área pública municipal. A Cidade do Automóvel estava com 18% e reduzimos para 15%. Com isso, surgem 40 novos lotes, totalizando 361 terrenos para empresas que vão integrar esse novo polo”, detalhou.
Eduardo Siqueira Campos propôs um incentivo fiscal para atrair empresas. “Um dos impostos mais caros que temos é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Vou encaminhar um projeto de Lei Complementar para permitir que o Município abra mão do primeiro ITBI. Quando a empresa percebe que já começa com um custo menor, entende que o Município está sendo parceiro. É um passo importante para tirar esse setor da informalidade e organizar uma atividade que hoje está espalhada pela cidade”, afirmou.
Centralização de serviços
O governador Wanderlei Barbosa ressaltou que a Cidade do Automóvel vai concentrar serviços e facilitar a vida da população. “Vai ser um projeto muito importante para Palmas. Depois, vamos levar um modelo como esse também para Araguaína e Gurupi. Vamos tirar os serviços automotivos das quadras e levar para um único local, facilitando desde a compra de um veículo até serviços como alinhamento e troca de pneus. Serão mais de 360 empresas instaladas de forma organizada”, disse.
Wanderlei agradeceu ao prefeito pelo licenciamento das áreas, etapa que permite o início das obras. “Agradeço ao prefeito pelo licenciamento, que é a permissão para que possamos entrar, trabalhar e abrir as ruas. A licitação já está encaminhada, com R$ 38 milhões em conta para começar esse projeto. O mesmo vale para o Parque Tecnológico, que também foi licenciado hoje”, afirmou.
Novo parque
Durante o evento, o governador formalizou a cessão de uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados ao município de Palmas para a implantação do Parque da Região Norte da Capital. “O prefeito me solicitou uma área para construir o Parque Norte e eu vou entregar a escritura desse terreno, com pouco mais de 20 alqueires. Grandes vazios urbanos geram prejuízos e acabam se tornando espaços para práticas ilegais. Precisamos ocupar essas áreas com urbanização e qualidade de vida”, declarou. “Estou entregando a escritura pública para que o prefeito possa realizar essa obra tão sonhada e importante para a população da região norte da nossa Capital”, concluiu.