Menu
Redes sociais

Prefeitura de Palmas apresentará os dados levantados durante o CensoTrans nesta quarta, 28

Evento é aberto a todas as pessoas interessadas e prioriza a demonstração dos dados à comunidade antes do encaminhamento aos órgãos institucionais

Prefeitura de Palmas apresentará os dados levantados durante o CensoTrans nesta quarta, 28

Apresentação de dados do CensoTrans e treino Ballroom marcam programação do Dia da Visibilidade Trans em Palmas

Data da publicação: 28/01/2026

Crédito da foto: Lia Mara


A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), realiza nesta quarta-feira, 28, a apresentação dos dados preliminares do CensoTrans Palmas. A atividade acontece a partir das 19 horas, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, e é aberta a toda a comunidade, integrando a programação em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans.



O encontro foi organizado como uma roda de conversa com o objetivo de apresentar, analisar e debater os dados já levantados, além de colher contribuições da própria comunidade trans para o aprimoramento do levantamento. A mediação será feita por Jessika Villalon e Princess Wanda Mamba Negra. Na sequência, a programação segue com uma vivência prática da cultura Ballroom, com atividades de Runway e Vogue Femme.



A Seirdh destaca que a apresentação pública dos dados ocorre, de forma prioritária, para a própria comunidade trans, como etapa fundamental de escuta, transparência e validação social do levantamento. Somente após esse diálogo inicial os dados serão encaminhados aos órgãos competentes, como ministérios, Defensoria Pública, Câmara Municipal e secretarias municipais, para subsidiar a formulação de políticas públicas.



CensoTrans Palmas

O CensoTrans Palmas é um levantamento voluntário e gratuito, desenvolvido sem ônus ao orçamento municipal, resultado da parceria entre o Executivo Municipal, a Câmara de Vereadores de Palmas, através do Coletivo Somos, o Coletivo Toca Ballroom e a Associação de Travestis e Transexuais do Tocantins (Atrato).


A iniciativa busca produzir um diagnóstico inicial que permita visibilizar demandas históricas da população trans residente na Capital. Os dados preliminares permitem iniciar um processo estruturado de atenção a uma população historicamente vulnerabilizada, além de orientar ajustes no próprio formulário e nas próximas etapas do levantamento.
 

Texto: Kaio Costa

Edição: Juliana Matos