A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem), esteve representada na última quarta-feira, 27, em visita institucional à sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em Brasília, para avançar no alinhamento final do Memorando de Entendimento (MoU) entre a Prefeitura de Palmas e a Organização das Nações Unidas, por meio do Pnud Brasil.
A reunião teve como objetivo consolidar os termos do acordo de cooperação técnica, que visa o fortalecimento institucional da Secretaria e à promoção conjunta de ações voltadas à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no município de Palmas.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias para a implementação de atividades de capacitação em planejamento, orçamento e monitoramento de políticas públicas com foco na territorialização dos ODS. A proposta inclui também a realização de oficinas e seminários remotos com beneficiários do Banco do Povo de Palmas, voltado à economia popular e solidária.
“Essa parceria é estratégica para consolidarmos uma política pública mais inclusiva e alinhada aos compromissos globais de desenvolvimento sustentável. O Banco do Povo tem um papel fundamental na geração de emprego e renda, e queremos potencializar esse impacto com base em metodologias reconhecidas internacionalmente”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello.
Memorando
O Memorando de Entendimento terá vigência inicial de quatro anos e estabelece um marco de cooperação institucional entre as partes. Entre os objetivos, está a formulação conjunta de estratégias de fortalecimento do Banco do Povo, com captação de recursos, monitoramento e avaliação de impacto das ações desenvolvidas. A assinatura formal do documento está prevista para acontecer nas próximas semanas.
Texto: Tainara Saraiva
Edição: Denis Rocha