Menu
Redes sociais

Em pouco mais de 30 dias, Prefeitura de Palmas doa mais de 1.500 mudas frutíferas e nativas

Balanço da Fundação Municipal de Meio Ambiente corresponde ao período de 1º de janeiro a 6 de fevereiro; em 2025, foram doadas mais de 12 mil unidades

Em pouco mais de 30 dias, Prefeitura de Palmas doa mais de 1.500 mudas frutíferas e nativas

Doação de mudas acontece todas as terças e sexta-feiras

Data da publicação: 20/02/2026

Crédito da foto: Regiane Rocha


A Prefeitura de Palmas já doou 1.529 mudas de árvores frutíferas e nativas só neste ano de 2026. Desse total, foram 257 para moradores da zona urbana e outras 1.272 da zona rural. Os dados são da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e correspondem ao período de 1º de janeiro a 6 de fevereiro deste ano.


O balanço da FMA também aponta que entre janeiro e dezembro de 2025, foram doadas 12.389 mudas, sendo 4.058 na zona urbana, 6.081 para a zona rural e outras 2.250 durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).

 

O serviço funciona semanalmente no Viveiro Municipal de Palmas, localizado na ACSO 30 (301 Sul), Avenida LO-09. Todas as terças e sextas-feiras, das 8 às 12 horas, o cidadão palmense pode realizar a retirada de mudas no local. São disponibilizadas três por CPF para moradores da zona urbana e seis para moradores da zona rural. É necessário apresentar um comprovante de endereço. 


Troca de óleo usado

Neste mês de fevereiro, a FMA deu início às atividades no Viveiro Municipal também como ponto de coleta de óleo de cozinha usado. O cidadão tem a oportunidade de realizar o descarte correto deste resíduo e ainda receber uma muda de árvore em troca. A cada garrafa pet entregue no local, a pessoa tem direito a uma muda. Até agora, já foram descartados 36,5 litros de óleo e 25 mudas foram doadas em troca. O serviço tem como objetivo a sustentabilidade, além de incentivar o plantio de mais árvores em Palmas.

Óleo vegetal usado pode ser entregue no Viveiro Municipal em troca de muda - Foto: Secom

Texto: Cyntia Miranda

Edição: Juliana Matos