A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar, que integra a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, elaborou o Guia de orientações para Segurança Alimentar e Nutricional no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O material vai ser trabalhado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Palmas.
Segundo o secretário-executivo da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar, Felipe Coelho, o Guia servirá como um instrumento de apoio e orientação para as equipes técnicas dos equipamentos públicos. "Inicialmente vamos trabalhar o Guia com os técnicos que atuam no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), durante uma oficina que realizaremos em novembro, mas, pretendemos ampliar para outras unidades do município", explicou o secretário, acrescentando que a escolha do Cras para a abordagem do tema está relacionado ao perfil das famílias atendidas nos locais, que em sua maioria vivem em situação de insegurança alimentar.
Reconhecimento
O Guia de Orientações para Segurança Alimentar e Nutricional no SUAS em Palmas está entre os 20 premiados dos 97 trabalhos submetidos em âmbito nacional. O trabalho será apresentado entre os dias 25 e 27 de novembro, em Recife (PE), do III Fórum Nacional de Nutricionistas no SUAS. “Vai ser um momento de troca de experiências, além da oportunidade de apresentar os projetos e programas exitosos da gestão alimentar para o combate à fome e a insegurança alimentar e nutricional", observa Felipe Coelho.
Texto: France Santiago
Edição: Fernanda Sousa