Menu
Redes sociais

Prefeitura de Palmas incentiva uso de energia solar com descontos de até 50% em tributos municipais

Programa Palmas Solar concede incentivos fiscais no IPTU, ITBI, ISSQN para quem tem energia solar fotovoltaica

Prefeitura de Palmas incentiva uso de energia solar com descontos de até 50% em tributos municipais

Contribuintes palmenses com painéis solares instalados podem ter descontos em tributos

Data da publicação: 10/02/2026

Crédito da foto: Divulgação


Os contribuintes do município proprietários de imóveis, empresários e profissionais autônomos que utilizam energia solar fotovoltaica podem aderir ao Programa Palmas Solar, iniciativa da Prefeitura que concede incentivos fiscais por meio de descontos em tributos como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Para solicitações de adesão realizadas a partir deste ano, válidas para o período de 2027 a 2031, o benefício fiscal máximo pode chegar a até 40% de desconto sobre o IPTU e o ITBI. E de 50% no ISSQN, conforme o cumprimento dos requisitos legais e a tabela de concessão prevista na regulamentação do programa.

O Palmas Solar foi instituído pela Lei Complementar N.º 327, de 24 de novembro de 2015, e é regulamentado pelo Decreto Municipal N.º 1.506, de 18 de dezembro de 2017. O programa tem como objetivo estimular moradores e empresas a adotarem fontes de energia limpa e renovável, promovendo economia na conta de energia e desenvolvimento sustentável. 

Para este ano, 1.037 contribuintes estão sendo beneficiados com desconto em tributos municipais, a partir da adesão ao programa. Entre os beneficiários está o empresário Leonardo Castanhel, que destaca as vantagens da iniciativa. “É um programa muito atrativo para o contribuinte, pois se trata de tributos inevitáveis. Sempre recomendo aos clientes que aproveitem. É um privilégio poder contar com esse incentivo no município”, afirmou.

 

Como participar

Para participar do programa, o contribuinte deve protocolar a solicitação em uma das unidades do Resolve Palmas ou pelo portal de serviços da Prefeitura (Portal do Cidadão). O pedido passará por uma análise técnica de documentação, para definição da concessão. Após o benefício, o contribuinte deverá comprovar anualmente a continuidade da geração de energia solar, apresentando: fatura de energia elétrica recente; demonstrativo de compensação da energia injetada na rede; formulário de ratificação devidamente preenchido e assinado. O não cumprimento dessas exigências, bem como situações de inadimplência ou irregularidades, pode resultar no cancelamento do incentivo.

 

Como funciona

Os descontos são aplicados no exercício fiscal subsequente ao da solicitação e devem ser requeridos até 30 de outubro para aplicação no ano seguinte. Conforme o Decreto N.º 1.506/2017, o incentivo fiscal referente ao IPTU pode ser concedido por até cinco anos, com percentual definido de acordo com o período da concessão. Já o incentivo fiscal referente ao ITBI será concedido somente na primeira transferência do imóvel, após a concessão do benefício.

O secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Paulo Cezar Monteiro, destaca a importância do programa para a cidade e para os contribuintes. “O Programa Palmas Solar é uma política pública que alia responsabilidade ambiental e justiça fiscal. Além de incentivar o uso de uma fonte de energia limpa e renovável, o município contribui diretamente para a desoneração tributária do cidadão, gerando economia e estimulando práticas sustentáveis que refletem no futuro sustentável da nossa cidade”, ressaltou.

 

Texto: Alcione Luz

Edição: Denis Rocha