Menu
Redes sociais

Prefeitura de Palmas lança campanha de combate ao bullying e mobiliza rede municipal por uma cultura de respeito ao próximo

Durante o evento foi apresentado o Protocolo Institucional de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying

Prefeitura de Palmas lança campanha de combate ao bullying e mobiliza rede municipal por uma cultura de respeito ao próximo

Campanha 'Bullying não é brincadeira: Respeito se Aprende' tem foco na prevenção e no enfrentamento ao bullying e ao cyberbullying

Data da publicação: 06/04/2026

Crédito da foto: Pedro Barbosa


Marcando o início das atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês nas unidades educacionais da rede municipal, a Secretaria da Educação de Palmas (Semed) lançou, nesta segunda-feira, 6, a campanha 'Bullying não é brincadeira: Respeito se Aprende', com foco na prevenção e no enfrentamento ao bullying e ao cyberbullying.

Durante o lançamento, realizado no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré,  a secretária municipal da Educação, Anice Moura, destacou a importância do engajamento coletivo. “É um tema muito sério, que deixa marcas para a vida toda. Conto com vocês para que sejam agentes de transformação. Não é só com as crianças, os adultos também precisam rever falas e atitudes. Precisamos de uma educação de pertencimento, baseada no respeito às diferenças e no exemplo”, afirmou.

Secretária  Anice Moura destacou a importância do engajamento coletivo - Pedro Barbosa

O secretário-executivo da Ação Social (Semas), Amilson Vieira, reforçou que o bullying deve ser compreendido como uma forma de violência. “O combate ao bullying e a outras violências deve ser trabalhado não só em sala, mas na gestão e em todos os espaços. Situações do dia a dia, como brincadeiras que parecem leves, podem causar sérios impactos. Afinal, bullying não é brincadeira e respeito se aprende”, afirmou.

O secretário-executivo da Ação Social (Semas), Amilson Vieira, reforçou que o bullying deve ser compreendido como uma forma de violência - Pedro Barbosa

 

Mesa Redonda

Na mesa redonda, a representante da Guarda Metropolitana, Dinormanda Azevedo, reforçou o caráter preventivo da campanha. “O bullying tem a intenção de humilhar e atingir profundamente. Precisamos focar na prevenção para não precisar reprimir depois”, pontuou. Já a defensora pública Elisa Maria destacou a responsabilidade compartilhada. “Toda vez que falamos de crianças e adolescentes, não podemos esquecer que a responsabilidade por elas é compartilhada pela família,  escola e sociedade. O bullying é uma violência praticada por qualquer pessoa tanto que agora tem uma tipificação criminal. Precisamos informar nossas crianças e adolescentes e seus responsáveis legais para evitarmos a repressão no futuro”, pontuou.

Mesa redonda trouxe um amplo debate sobre o tema, com diversos perspectivas - Pedro Barbosa

A mesa redonda foi mediada pela psicóloga da rede municipal, Vera Lima, e contou com a participação do estudante Hiago Ribeiro Barbosa. O evento também contou com a apresentação do Protocolo Institucional de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying, que orientará a atuação das equipes multiprofissionais nas unidades educacionais na identificação, prevenção e encaminhamento de situações, reforçando o compromisso da rede municipal com a construção de ambientes escolares seguros e acolhedores. 

O evento também contou com a apresentação do Protocolo Institucional de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying - Pedro Barbosa


 

Texto: Vania Machado

Edição: Denis Rocha