Menu
Redes sociais

Prefeitura de Palmas leva pauta da proteção animal para 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília

Pela primeira vez, o tema da causa animal integra as discussões da etapa nacional do evento

Prefeitura de Palmas leva pauta da proteção animal para 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília

Data da publicação: 09/05/2025


A Prefeitura de Palmas está representada na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), realizada em Brasília, de 6 a 9 de maio. O diretor de Combate aos Maus-Tratos da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem), Auriman Cavalcante Rodrigues, participou como delegado nato por fazer parte da Comissão Organizadora da etapa estadual, representando Palmas. É a primeira vez que a pauta da proteção animal integra as discussões da etapa nacional.

Durante a abertura, realizada na segunda-feira, 6, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, destacou o compromisso do Brasil com a redução das emissões de gases de efeito estufa e mencionou a preparação para a COP 30, evento que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que o evento fortalece a participação social na formulação de políticas públicas e ressaltou a diversidade dos participantes. Segundo ela, 56% dos delegados são mulheres e 64% se autodeclaram pessoas pretas; um terço é composto por representantes de povos indígenas e comunidades tradicionais.

No encontro, Auriman Cavalcante aproveitou a presença da diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente, Vanessa Negrini, para convidá-la a participar do evento de atendimento em massa promovido pela Sebem em Palmas, nos dias 17 e 18 de maio. A ação prevê a realização de cerca de 1.000 atendimentos, incluindo vacinação, testagem, microchipagem e outros serviços voltados à saúde animal.

"Em Palmas, entendemos que proteger o meio ambiente é também proteger a vida animal. Estamos comprometidos com políticas que unam sustentabilidade, bem-estar animal e preservação dos nossos ecossistemas. Representar o município de Palmas e o Tocantins é uma honra", destacou Auriman Rodrigues.

A diretora Vanessa Negrini falou da importância da pauta da causa animal nas discussões do evento. “A inclusão dos animais nas políticas ambientais é um passo importante no enfrentamento às mudanças climáticas”, afirmou.

A Conferência

A conferência é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com correalização da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e da Universidade de Brasília (UnB). Após 11 anos desde a última edição, o evento reúne, na capital federal, cerca de 3 mil participantes de todo o País para debater a emergência climática e os caminhos para a transformação ecológica no Brasil.

Texto: Fernanda Leme

Edição: Iara Cruz