Menu
Redes sociais

Prefeitura de Palmas pede colaboração da população para organização das podas

Somente em janeiro de 2026, foram registrados 596 pedidos de coleta de galhadas; demanda quase dobrou em comparação com dezembro do ano passado

Prefeitura de Palmas pede colaboração da população para organização das podas

Com aumento nas solicitações, Prefeitura orienta que população aumente intervalos entre podas

Data da publicação: 30/01/2026

Crédito da foto: Divulgação


Diante do aumento expressivo no número de solicitações de coleta de galhadas em Palmas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação, pede a colaboração da população para que as podas de árvores em residências sejam realizadas de forma mais organizada e com intervalos maiores entre uma poda e outra. A medida é necessária para garantir que as equipes consigam atender todas as demandas com cobertura em todos os endereços solicitados.



 

Segundo dados da equipe de Gestão de Resíduos Sólidos da pasta, o volume de pedidos quase dobrou em apenas um mês. Em dezembro de 2025, foram registradas 345 solicitações, enquanto em janeiro de 2026 o número saltou para 596 pedidos. Além dessas demandas residenciais, o Município também realiza serviços de poda em áreas públicas, essenciais para manter a cidade limpa e organizada, o que amplia ainda mais a carga de trabalho das equipes. O vendaval no setor Jardim Taquari e, posteriormente, em quadras da região sul da cidade neste início de ano também elevou o número de serviços neste primeiro mês.



 

Volume de resíduos

Atualmente, 11 caminhões atuam diariamente na coleta de galhadas em Palmas, operando tanto durante o dia quanto à noite. De acordo com o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação, Bruno Mouzinho, mesmo com o reforço das operações, o alto volume de solicitações tem impactado o tempo de atendimento. “Mesmo com os caminhões operando durante o dia e também no período noturno, a estimativa é de que sejam necessários mais de 20 dias para atender todas as solicitações já registradas. E, nesse intervalo, novas demandas continuam surgindo. Apenas nos primeiros 15 dias deste ano, já coletamos mais de 1,5 tonelada de galhadas, o que tem gerado uma sobrecarga significativa nas equipes de coleta”, explicou.



 

O engenheiro reforça a importância da colaboração da população para evitar o acúmulo de pedidos e possíveis transtornos. “Pedimos que os moradores, sempre que possível, realizem as podas de forma programada, respeitando um intervalo mínimo de seis meses entre uma poda e outra, ou até mesmo uma vez ao ano. Essa organização permite que as equipes se planejem melhor e consigam atender todas as regiões da cidade de maneira mais eficiente”, destacou.

Texto: Alcione Luz

Edição: Juliana Matos