A Prefeitura de Palmas realiza, durante esta semana, a inspeção dos veículos destinados ao transporte escolar na capital. A ação, que acontece no início de cada semestre, verifica a documentação dos motoristas e o estado de conservação dos veículos, incluindo pneus, freios, cintos de segurança e sistema elétrico.
A vistoria é realizada em duas frentes: a primeira confere se o condutor possui cadastro no município e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na Categoria D. Todos os motoristas em atividade devem ter mais de 21 anos. A segunda frente avalia o veículo, que precisa ter todos os itens de segurança em dia, exibir a numeração e as faixas laterais obrigatórias.
Documentos
Para realizarem a inspeção, os condutores dos veículos apresentaram a documentação exigida pela Portaria nº 05/2025, como o Cartão do Permissionário, cópia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e o Certificado de Verificação do Tacógrafo. Após a vistoria e a atualização do cadastro, é emitida a autorização para o transporte de estudantes, com data e horário da inspeção. Atualmente, Palmas conta com 13 permissionários de Transporte Escolar.
Segundo o agente de trânsito Fabiano Lacerda, a vistoria é fundamental para garantir a segurança e o conforto dos estudantes desde o início do período letivo. “Orientamos os pais que procurem empresas e pessoas credenciadas junto à Prefeitura, porque eles passaram por critérios de avaliação para prestar esse serviço”, afirma.
Prefeitura de Palmas realiza vistorias nos veículos do transporte escolar para volta às aulas
Inspeção verifica documentação de motoristas e condições de segurança dos automóveis
Agente durante avaliação dos itens de segurança obrigatórios do veículo
Data da publicação: 27/01/2026
Fotógrafo: Divulgação
Texto: Samuel Cunha – estagiário sob orientação do jornalista Abelson Ribeiro
Edição: Iara Cruz