Menu
Redes sociais

Professores da Escola Mestre Pacífico participam de formação tecnológica

Educadores conheceram nesta quinta-feira, 29, plataformas voltadas aos professores e estudantes

Professores da Escola Mestre Pacífico participam de formação tecnológica

Rede municipal de ensino vive um momento de atualização do currículo e de fortalecimento da Educação Digital

Data da publicação: 29/01/2026

Crédito da foto: Iolete Marques


A Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoveu nesta quinta-feira, 29, uma capacitação intensiva para os professores da Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos. A formação teve como foco o uso das telas interativas e da plataforma digital MarIA, uma assistente de inteligência artificial desenvolvida para apoiar o planejamento pedagógico e enriquecer a experiência em sala de aula.

A formação foi conduzida por Carolina Lemos, da empresa MarIA Educação, que apresentou aos docentes as possibilidades de integrar a inteligência artificial ao cotidiano escolar por meio das telas interativas. De acordo com Carolina, durante a capacitação, os educadores conheceram duas plataformas distintas: uma voltada para professores, que permite criar planos de aula e materiais didáticos personalizados com apoio da inteligência artificial; e outra destinada aos alunos, com conteúdos teóricos e práticos que favorecem a inclusão digital e o aprendizado ativo.

A secretária municipal de Educação, Anice Moura, destacou que a rede vive um momento de atualização do currículo e de fortalecimento da educação digital e essas formações garantem que os professores estejam preparados para extrair o máximo potencial dessas ferramentas de ponta. “O uso de recursos digitais pode beneficiar professores e alunos de forma prática e dinâmica, alinhando-se às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à Computação e ao currículo da Rede Municipal”, afirmou.

Na sala de aula
Para o professor Francisco Gilson Oliveira, as inovações tecnológicas representam avanços significativos tanto para docentes quanto para estudantes. “Toda novidade desperta o interesse dos alunos, especialmente na área tecnológica. Os recursos digitais têm o poder de atrair a atenção dos estudantes e facilitar o processo de aprendizagem, além de apoiar o planejamento interdisciplinar dos docentes”, destacou. A professora Cleides Martins ressaltou que o uso de ferramentas digitais e interativas pode trazer dinamismo, novas oportunidades e maior engajamento dos alunos, que já demonstram grande interesse por tecnologia.
 

 

A formação foi conduzida por Carolina Lemos, da empresa MarIA Educação, que apresentou aos docentes as possibilidades de integrar a inteligência artificial ao cotidiano escolar por meio das telas interativas

A professora Cleides Martins acredita que o uso de ferramentas digitais e interativas pode trazer dinamismo para as aulas

Texto: Iolete Marques

Edição: Secom