Menu
Redes sociais

Profissionais da saúde recebem capacitação em Manejo Clínico da Hanseníase

Profissionais da saúde recebem capacitação em Manejo Clínico da Hanseníase

Data da publicação: 13/07/2015


Com intuito de promover à melhoria da qualidade da assistência aos portadores de hanseníase, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, realizará uma Capacitação em Manejo Clínico da Hanseníase. A ação inicia nesta quarta-feira, 15, e segue até o dia 17 de julho de 2015, localizado na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS/Palmas), localizada na Quadra 606 Sul.

 

O evento tem como público-alvo médicos, enfermeiros da Atenção Básica e fisioterapeutas do Centro de Referência em Fisioterapia da Região Sul.

 

A capacitação será conduzida pelos palestrantes Juliana Diniz Oliveira (médica dermatologista de referência em hanseníase para o município de Palmas), a fisioterapeuta Flávia Santos Medina e os profissionais da Área Técnica da Hanseníase do município.

 

O enfoque da ação é o diagnóstico, e o tratamento medicamentoso, a prevenção de incapacidades e o acompanhamento sistemático dos casos de hanseníase. A capacitação tem carga horária total de 24 horas/aula.

 

Parcerias

A capacitação tem como organizadores os membros da Área Técnica da Hanseníase, e como colaboradores a Secretaria de Estado da Saúde e a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas.

 

Hanseníase

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, crônica, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, transmitida de uma pessoa doente não tratada para uma pessoa saudável, por meio das vias aéreas superiores. Esta patologia pode levar a sequelas graves, acometendo especialmente as mãos, os pés e os olhos do paciente. Nos pés e nas mãos, pode resultar em perda completa de movimento e sensibilidade, deformidades, amputação, entre outras alterações. Nos olhos, pode causar sequelas que resultem em perda parcial ou total da visão.