Menu

ProFuncionário Palmas promove formação sobre Inteligência Artificial e compartilhamento de saberes em tecnologia

Atividades reuniram cursistas em momentos de formação prática e colaborativa, com conteúdos voltados ao uso de ferramentas tecnológicas no cotidiano profissional

ProFuncionário Palmas promove formação sobre Inteligência Artificial e compartilhamento de saberes em tecnologia

Husseyn Mohamd El Akhras ministrou formação sobre Inteligência Artificial aplicada ao cotidiano profissional

Data da publicação: 29/09/2026

Crédito da foto: divulgação/Semed


Os cursistas do ProFuncionário Palmas participaram, neste fim de semana, de mais um momento de formação voltado ao fortalecimento de conhecimentos e à aproximação entre tecnologia e o cotidiano profissional dos servidores da rede municipal de ensino. A programação contou com formação sobre Inteligência Artificial (IA) e atividades relacionadas à disciplina de Informática Básica.

A formação sobre Inteligência Artificial aplicada ao cotidiano profissional foi ministrada pelo formador de Educação Digital da Gerência de Formação Permanente (GFP) da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), Husseyn Mohamd El Akhras. A atividade reuniu um público diversificado, formado por técnicos administrativos educacionais, auxiliares de serviços gerais, profissionais da alimentação escolar, entre outros servidores.

De maneira simples e acessível, os participantes conheceram ferramentas de Inteligência Artificial, como ChatGPT, Gemini, Claude e NotebookLM, com demonstrações de possibilidades de uso no dia a dia. Entre as aplicações apresentadas estiveram a interpretação de textos a partir de fotografias, a prática de conversação em outros idiomas e a transformação de materiais de estudo em resumos.

Conhecimento compartilhado
A programação também contou com o Módulo 7 da Formação Pedagógica do ProFuncionário, referente à disciplina de Informática Básica. Durante a atividade, o cursista e técnico administrativo educacional de mídias da Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice de Melo, Manoel Maciel Costa Júnior, compartilhou seus conhecimentos com a turma por meio de uma metodologia ativa e colaborativa.

Entre os conteúdos abordados estiveram ferramentas do pacote Microsoft Office, como Word, Excel e PowerPoint, além de conceitos relacionados a hardware e software e possibilidades de utilização desses recursos no cotidiano profissional.

Servidores da rede municipal aprendem a aplicar recursos como ChatGPT e pacote Office nas rotinas de trabalho - Foto: divulgação/Semed

Texto: Willian Alves

Edição: Fernanda Sousa