Menu
Redes sociais

Projeto de Qualificação em Processos Educacionais na Saúde

Ao todo, 31 profissionais estão sendo capacitados em turmas das iniciativas educacionais do Projeto de Qualificação em Processos Educacionais na Saúde

Projeto de Qualificação em Processos Educacionais na Saúde

Data da publicação: 01/03/2024


A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) realizou nos dias 20, 28 e 29 de fevereiro encontros destinados a três turmas das iniciativas educacionais do Projeto de Qualificação em Processos Educacionais na Saúde do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde (QPES/PMEPS).

Ao todo, 31 profissionais estão sendo capacitados pela Fesp. A primeira turma está focada no Curso de Qualificação em Processos Educacionais na Saúde, com ênfase em metodologias ativas de ensino e aprendizagem.  A segunda turma concentra-se no Curso de Qualificação em Processos Educacionais na Saúde, com destaque para a reflexão da prática de preceptores. Por fim, a terceira turma aborda o Curso de Qualificação em Processos Educacionais na Saúde, com ênfase na reflexão da prática de tutores.

A iniciativa tem como objetivo promover a qualificação das Residências em Saúde e dos Programas de Educação Permanente, capacitando os profissionais de saúde e docentes envolvidos nas atividades de integração ensino-serviço-comunidade do Plano Integrado Residências em Saúde (Pirs) e do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde (PMEPS). A parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) fortalece essa iniciativa na Rede de Atenção à Saúde de Palmas.

"Valorizamos profundamente a importância desses processos educacionais contínuos em saúde. Durante o biênio 2023-2024, priorizamos a qualificação das Residências em Saúde e dos Programas de Educação Permanente por meio dos Cursos QPES-MA, QPES-RP Preceptoria e QPES-RP Tutoria. Esses cursos capacitam profissionais de saúde e docentes envolvidos nas atividades de integração ensino-serviço-comunidade do Pirs e do PMEPS, em colaboração com a Semus na Rede de Atenção à Saúde de Palmas", destacou o docente facilitador da Fesp, Marcos Fabiano Monteiro.