Promovido pela Escola de Tempo Integral (ETI) Daniel Batista desde 2002 como uma alternativa para estimular o gosto pela leitura entre os estudantes, o Projeto Declamadores se firmou como evento tradicional na rede municipal de ensino. Este ano, sua 21ª edição será realizada no dia 1º de dezembro, a partir das 18h30, no auditório da ETI Padre Josimo, com o tema ‘O Tocantins e seus encantos artísticos e culturais’. O Projeto Declamadores deu origem ao Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes) e trouxe para a Daniel Batista o certificado internacional de escola criativa.
Todos os anos, o Projeto Declamadores homenageia um autor de renome nacional, que em 2023 será Bráulio Bessa, e um tocantinense, que será a professora da rede municipal de ensino Gislene Camargos. Também serão declamados poemas de Manuel Bandeira, Osmar Casagrande, Odir Rocha, Cecília Meireles, Rosana Rios, Cora Coralina, Machado de Assis, Tião Pinheiro e Vinícius de Moraes, entre outros.
A idealizadora e coordenadora do projeto, Marilúcia Lima, explica que o Declamadores nasceu no pátio da escola com o objetivo de despertar o gosto pela leitura poética, promover obras de autores tocantinenses e revelar talentos. As etapas que antecedem a culminância do projeto, o concurso de declamação, envolvem todos os servidores da escola e acontecem diariamente com a escolha da temática e dos autores homenageados, inscrição dos alunos, seleção dos poemas, ensaios e café literário. O apoio financeiro para a premiação e o incentivo da diretora Tahina Paz também é fundamental para despertar o interesse dos alunos. “Acreditamos que trabalhar a poesia e a leitura significa alavancar o conhecimento nos alunos” disse.
Neste ano participarão 52 alunos do 1° ao 9° anos, divididos em quatro categorias: baby (1° e 2° anos); infantil (3°, 4° e 5° anos); infantojuvenil ( 6° e 7° anos) e juvenil (8° e 9° anos). São classificados os três primeiros colocados de cada categoria, que recebem medalhas e um prêmio extra. A categoria baby não compete entre si e todos recebem medalhas e um presente extra. Todos os participantes recebem certificados. Além da declamação, haverá apresentações de música e dança. O corpo de jurados formado por integrantes das Academias Palmense e Tocantinense de Letras (APL e ATL), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e professores das redes municipal, estadual e particular, avaliam voz e corpo, postura no palco e criatividade.
Café Literário
O Café Literário é uma etapa obrigatória do Projeto Declamadores, durante o qual o autor tocantinense participa de um bate papo com os alunos antes do evento. Organizado na biblioteca da escola, o evento teve a presença de Gislene Camargos que falou sobre sua trajetória e inspirações, respondeu perguntas e interagiu com os alunos. Estes declamaram poemas e fizeram uma viagem pelo mundo literário da escritora.
“Estou muito feliz, grata e honrada com esta homenagem. Sou uma entusiasta deste projeto, do qual já participei como jurada, pois conheço sua importância na formação de leitores. É gratificante participar de iniciativas que promovam a literatura e toda a sua capacidade de nos tornarmos seres humanos melhores e mais felizes”, finaliza.
