Menu
Redes sociais

Projeto Germinar inicia colheita de milho nas escolas municipais

Cerca de 800 espigas colhidas na ETI Eurídice Ferreira de Mello serão preparadas na merenda escolar

Projeto Germinar inicia colheita de milho nas escolas municipais

Data da publicação: 21/02/2024


O Projeto Germinar iniciou nesta semana a colheita de milho nas escolas da rede municipal de ensino. Em mais uma ação, o projeto propiciou, na manhã desta quarta-feira, 21, aos alunos do 9º ano, da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, atividade prática do sistema produtivo rural e ainda o acesso a alimentos saudáveis produzidos e colhidos no próprio espaço da escola. Durante a atividade do dia, os alunos colheram cerca de 800 espigas de milho para serem utilizadas no preparo da merenda escolar. 

Segundo o técnico do Projeto Germinar, Bonfim dos Reis,  a colheita do milho nas unidades escolares que receberam o plantio teve início nesta semana e prossegue até a semana que vem. “Temos plantação nas unidades escolares Eurídice Ferreira de Mello, Henrique Talone, Antônio Gonçalves, Monteiro Lobato e Beatriz Rodrigues. Como o milho é utilizado para fortalecer o cardápio da merenda escolar e as unidades não consomem toda a produção de uma vez, vamos colhendo aos poucos”, afirmou.

Bonfim explica que em cada atividade do processo produtivo os alunos tiveram aulas práticas ministradas pelos profissionais do Germinar, conciliando o conhecimento adquirido na teoria com a prática diretamente no local, propiciando assim, um entendimento de todas as fases da produção, desde o que é uma semente híbrida, a importância do calcário e das adubações, como é o processo de germinação, polinização da espiga e formação dos grãos, finalizando com a colheita. 

O Projeto Germinar utiliza os espaços livres das escolas da rede municipal para a produção de alimentos que irão enriquecer o cardápio da merenda. Todas as etapas da produção, plantio, adubações de cobertura e colheita, são realizadas pelos alunos que recebem noções de cultivo e cuidado. Os locais também são utilizados como salas de aula ao ar livre, podendo comportar vivências e experiências em diversas disciplinas, sobretudo ciências naturais.