Menu
Redes sociais

Projeto ‘História Vai, História Vem’ incentiva leitura e fortalece vínculo entre escola e família

Iniciativa da Escola Municipal Antônio Gonçalves de Carvalho Filho envolve autores de livros e estudantes do 1º ao 5º ano

Projeto ‘História Vai, História Vem’ incentiva leitura e fortalece vínculo entre escola e família

Estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental celebram lançamento do projeto literário

Data da publicação: 16/03/2026

Crédito da foto: Divulgação


Uma tarde de histórias foi vivenciada pelos estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Antônio Gonçalves de Carvalho Filho, na Quadra Arso 111 (1103 Sul), em Palmas. A atividade faz parte do projeto literário ‘História Vai, História Vem’, lançado nesta segunda-feira, 16. A proposta busca incentivar o gosto pela leitura e promover momentos de aprendizagem compartilhados entre escola e família.


Durante o lançamento, os estudantes participaram de um momento especial com as autoras Ana Camila Castaño, do livro ‘A Menina que Descobriu a Poesia’, e Fabiana Goulart, autora da obra ‘Cheiro de Vó’. As escritoras falaram sobre suas experiências com a escrita, apresentaram suas obras e destacaram a importância da leitura na formação das crianças.

 

Sacola literária

O projeto funciona por meio de sacolas literárias, preparadas pela supervisora pedagógica Eliene Quixabeira. Cada turma recebe uma sacola com um livro selecionado pelos professores, que será levado para casa por um estudante. A proposta é que a leitura seja realizada em família e que a experiência seja registrada em um caderno, com comentários, desenhos ou histórias inspiradas no livro. Em seguida, o material retorna à escola e segue para outro colega, permitindo que as histórias circulem entre diferentes famílias.

 

Formando leitores

Para a autora do livro ‘A Menina que Descobriu a Poesia’, Ana Camila Castaño, os projetos de leitura nas escolas promovem o hábito da leitura e proporcionam o contato com a palavra, a imaginação e o mundo. “Para mim, como autora, é gratificante participar desses momentos e contribuir com o meu processo criativo, auxiliando na formação de leitores”. Já a autora do livro ‘Cheiro de Vó’, Fabiana Goulart, destaca que o projeto de leitura ‘História Vai, História Vem’, da Escola Antônio Gonçalves, apresenta um título que se revela convidativo. “Ele promete à criança a experiência de levar uma história para casa e, ao mesmo tempo, sinaliza ao professor e à escola o retorno de novas narrativas, enriquecendo o processo de aprendizado”, relata.

 

As escritoras Fabiana Goulart e Ana Camila Castaño falaram sobre suas experiências com a escrita aos alunos - Foto: Divulgação

 

Durante o evento, foi realizada a entrega simbólica da primeira sacola literária, marcando o início da circulação dos livros entre os estudantes. A diretora da instituição de ensino, Maria da Conceição, ressalta que “a iniciativa é de grande importância para a escola, pois promove a leitura, estimula a produção textual, contribui para o desenvolvimento da fluência leitora e enriquece as vivências dos estudantes”, ações fundamentais que culminam na publicação do livro.

 

Primeira sacola foi entregue, simbolicamente, marcando o início da circulação dos livros entre os estudantes e familiares - Foto: Divulgação

Texto: Juscelene Melo

Edição: Juliana Matos