Em continuidade as ações para a elaboração do Plano de Regularização Fundiária Sustentável de Palmas, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação (Sedumah), promoverá no dia 31 de outubro a Audiência Pública que discutirá as questões das regiões Centro e Norte. No último sábado, 10, foi realizada a audiência da região Sul, na escola de tempo integral, Eurídice de Melo.
A Audiência, que reuniu moradores e representantes das áreas ocupadas irregularmente na região Sul, contou com a palestra da especialista em direito urbano, e integrante do Instituto Polis, Luciana Vedeshi, que falou sobre as formas jurídicas para a regularização fundiária de área urbana.
Segundo o secretário municipal de desenvolvimento urbano, meio ambiente e habitação, Eduardo Manzano,o Plano de Regularização Fundiária irá nortear todas as ações que o município deve realizar para promover a regularização das áreas irregulares da Capital, apontando inclusive os locais passíveis de regularização com a permanência dos moradores, e aqueles em que deverá haver remoção da população.
“As audiências são o momento para termos a leitura da comunidade, pois estamos elaborando um Plano ousado, que enxerga o município por inteiro, pois antigamente era como se as áreas irregulares, sequer existissem no mapa e seus moradores eram ignorados. Nós queremos promover um trabalho permanente que garanta além dos documentos, escolas, infraestrutura, posto de saúde”, afirmou , Eduardo Manzano.
Para Admilson Alves dos Santos, morador do setor Santa Fé, desde 1994, área que ainda é irregular, esta é a primeira vez que o poder público se preocupa em resolver a questão. “Acreditamos que agora será possível regularizar nosso local, porquê vemos que realmente estão fazendo um Plano, e, que além do estudos técnicos estão ouvindo a gente”, afirmou.
Já a diretora de planejamento territorial da Sedumah, Germana Coriolano, ressaltou que a necessidade de um Plano de Regularização Fundiária em Palmas, uma cidade nova e planejada, ocorre em razão do Poder Público não ter coibido as ocupações irregulares no município. “Além de promover a regularização dos locais já existentes, nós também estamos, através do controle urbano, fiscalizando e impedindo novas ocupações”, ressaltou.
Maria Helena da Silva Guimarães, moradora da Praça dos Anjos, em Taquaralto, afirma que a regularização, que no caso do bairro está em processo avançado, foi a solução que a Prefeitura trouxe para a comunidade que está na área há mais de 15 anos. “Eu recomendo que todos participem das audiências, porquê aqui podemos tirar nossas dúvidas, diretamente com os técnicos”, disse.
Próxima Audiência do Plano de Regularização Sustentável será dia 31 de outubro
Em continuidade as ações para a elaboração do Plano de Regularização Fundiária Sustentável de Palmas, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação (Sedumah), promoverá no dia 31 de outub...
Data da publicação: 13/10/2009