Menu
Redes sociais

Prefeitura oferece orientações ao folião de como curtir o Carnaval sem prejudicar o meio ambiente

Evitar o descarte de resíduos nas ruas e utilizar copos reutilizáveis estão entre as orientações da FMA

Prefeitura oferece orientações ao folião de como curtir o Carnaval sem prejudicar o meio ambiente

Além de lixeiras, estrutura do Capital da Fé conta com contêineres para resíduos comuns e coleta seletiva

Data da publicação: 13/02/2026

Crédito da foto: Juliana Carneiro


Aproveitar quatro dias de feriado, seja durante a folia de Carnaval e eventos culturais ou no sossego de pousadas, por exemplo, requer alguns cuidados, entre eles, a preservação do meio ambiente. Por isso, a Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), orienta a população palmense sobre como curtir o período de festas sem perder o foco na sustentabilidade.

 

Durante as festividades, é importante realizar o descarte correto dos resíduos. Sempre que possível, separe os materiais entre recicláveis e orgânicos e os descarte em locais adequados. Além disso, jogar lixo em áreas públicas e verdes pode entupir bueiros, contaminar o solo e afetar rios e lagos.

 

A FMA orienta ainda que atitudes, como optar por copos reutilizáveis nos eventos e evitar o uso de descartáveis, ajudam significativamente na geração de resíduos. O Município reforça o pedido para que a população valorize o trabalho dos catadores e a coleta seletiva, que fortalecem a economia e promovem inclusão social. Cuidar do meio ambiente também é curtir com responsabilidade.

 

Capital da Fé

Na estrutura do 10º Capital da Fé, no estacionamento do Estádio Nilton Santos, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria, disponibilizou 20 contêineres para descarte de resíduo comum. Além disso, a FMA instalou quatro contêineres da coleta seletiva no circuito para descarte de vidro (verde), plástico (vermelho), metal (amarelo) e papel (azul).

Texto: Cyntia Miranda

Edição: Juliana Matos