Menu
Redes sociais

Saúde realiza Cine HIV com exibição do documentário Carta para Além dos Muros

Realizado no Espaço Cultural, evento também promove debate com foco em prevenção 

Saúde realiza Cine HIV com exibição do documentário Carta para Além dos Muros

Data da publicação: 12/12/2024


Nesta quarta-feira, 11,  o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho recebeu as atividades do Cine HIV, evento que reuniu estudantes, profissionais da saúde e a comunidade em torno do documentário 'Carta para Além dos Muros'. A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e Fundação Cultural de Palmas (FCP), também promoveu um debate no final da sessão para reforçar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. Na entrada do cinema, também foram distribuídas camisinhas, autotestes para HIV, lubrificantes e panfletos informativos.

A enfermeira e professora universitária Alana Lima Moreira Rodrigues levou um grupo de alunos para o evento e destacou a importância de abordar o tema em sala de aula. "Neste mês de Dezembro Vermelho, estamos trabalhando bastante sobre a prevenção do HIV e aids. Sempre que tem ações da saúde relacionadas, levo os alunos para participar. Quando vi essa atividade nas redes sociais, logo combinei com a turma", explicou ela.

As residentes em saúde coletiva pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Ana Beatriz Alencar, Lívia Abreu Rosa e Evelyn Sousa, também marcaram presença e pontuaram a importância de discutir o assunto dentro da comunidade. "Esse tipo de evento ajuda nós, como profissionais, a conduzir adequadamente os atendimentos e acolhimentos", afirmou Ana Beatriz.

O documentário 'Carta para Além dos Muros', dirigido por André Canto, apresentou a cronologia da epidemia de HIV no Brasil, com relatos de médicos, pacientes e ativistas. Após a exibição, um debate abordou o impacto da doença na sociedade e os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde.

 

Dezembro Vermelho

Ao longo do mês de dezembro, a Semus intensificou as atividades de prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs. Estão sendo realizadas testagens rápidas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e ações de educação em saúde para informar a população sobre a doença, sintomas, transmissão e formas de prevenção.


 

 

Texto: Redação Semus Palmas

Edição: Denis Rocha/Secom Palmas