Menu
Redes sociais

Prefeitura de Palmas articula com Fieto agenda de integração do Matopiba com foco na agroindústria

Encontro discute cooperação entre as federações industriais dos quatro estados e propõe a capital tocantinense como eixo de coordenação do desenvolvimento regional

Prefeitura de Palmas articula com Fieto agenda de integração do Matopiba com foco na agroindústria

Amastha e o presidente da FIETO, Roberto Pires, durante reunião para tratar da articulação regional do MATOPIBA com foco na agroindústria.

Data da publicação: 09/02/2026

Crédito da foto: Divulgação


A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária do Matopiba, realizou nesta segunda-feira, 9, uma visita institucional à Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). A agenda teve como foco o fortalecimento da integração entre as federações das indústrias dos estados que compõem a região de expansão agrícola — Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — com ênfase na agroindústria como vetor de transformação econômica, agregação de valor à produção e geração de empregos.

Na ocasião, o secretário Extraordinário do Matopiba, Carlos Amastha, se reuniu com o presidente da Fieto, Roberto Pires, para alinhar estratégias de articulação regional voltadas ao desenvolvimento da região mencionada, ressaltando que essa articulação atende a uma diretriz estratégica do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, que tem defendido que, após a criação do Estado do Tocantins, o momento histórico exige avançar na exploração das potencialidades econômicas da região, colocando Palmas no centro da coordenação do desenvolvimento regional, com visão de longo prazo e integração entre os estados do Matopiba.

 

Protagonismo

Durante o encontro, Carlos Amastha destacou o papel estratégico da indústria para impulsionar a competitividade regional e reforçou a importância de parcerias institucionais. “A indústria e a agroindústria têm papel central para gerar emprego, renda e competitividade no Matopiba”, disse, acrescentando que a federação é um ator-chave nesse processo. “A Fieto é um parceiro estratégico para integrar agendas e organizar uma cooperação regional com foco em resultados”, acrescentou.

Um dos pontos centrais discutidos foi a proposta de Palmas sediar, inicialmente, a coordenação das articulações regionais do Matopiba, considerando sua posição geográfica estratégica e sua centralidade logística. A iniciativa prevê um modelo de governança cooperativa e rotativa entre os estados, fortalecendo o papel da capital tocantinense como eixo integrador de projetos estruturantes e políticas de desenvolvimento.

 

Parceria

O presidente da Fieto, Roberto Pires, destacou a disposição da entidade em contribuir com a agenda proposta. “Estamos à disposição para contribuir com uma agenda de desenvolvimento baseada em industrialização, inovação e fortalecimento das cadeias produtivas”, declarou.

Por fim, o secretário Carlos Amastha esclarece que a visita institucional reforça o compromisso da Prefeitura de Palmas com uma agenda estruturante de desenvolvimento econômico regional, alinhada à visão do prefeito Eduardo Siqueira Campos de consolidar Palmas como capital estratégica do Matopiba, capaz de liderar processos de integração, atração de investimentos, fortalecimento da agroindústria e geração de oportunidades em escala regional.

 

 

 

Texto: Verônica Bolzan

Edição: Denis Rocha