A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou na terça-feira, 12, duas ações educativas em escolas da Capital, em alusão à campanha Maio Laranja, voltada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades aconteceram nos períodos da manhã e da tarde, levando orientação, diálogo e conscientização para os estudantes da rede municipal.
No período da manhã, a ação foi realizada na Escola Municipal Lúcia Salles, no Jardim Taquari, com atividades lúdicas e educativas voltadas às crianças. Durante a programação, os estudantes participaram de dinâmicas e músicas educativas que abordam os limites do corpo, a importância do cuidado e os canais de denúncia em casos de violência.
A coordenadora do Cras Xerente, Adriana Evangelista, destacou a importância de trabalhar o tema dentro do ambiente escolar. “A ação é muito importante para incentivar as crianças a denunciarem caso sofram abuso sexual. Durante todo o mês de maio estamos trabalhando esse tema nos equipamentos e também nas escolas, orientando sobre os canais de denúncia e a importância de pedir ajuda à família, professores e pessoas de confiança.”
Já no período da tarde, a Campanha Faça Bonito promoveu uma roda de conversa com estudantes do 1º e 3º ano do Colégio Estadual Frederico José Pedreira Neto, na Arse 12 (106 Sul). A atividade foi conduzida por profissionais da rede de proteção e teve como objetivo criar um espaço de escuta, troca de experiências e orientação sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A psicóloga do Cras Kanela, Janayna Milhomem, explicou que a proposta foi além de uma palestra tradicional. “Buscamos, a partir do diálogo, falar sobre a campanha do 18 de maio, sobre o silêncio, a prevenção, o consentimento, a corresponsabilidade e os cuidados com a internet. Finalizamos com uma dinâmica interativa que buscava responder a mensagem que ficava para cada adolescente que participou”.
Quebra do silêncio
“É importante que crianças e adolescentes tenham conhecimento sobre como agir em situações de abuso. Muitas vezes, essas palestras ajudam os estudantes a se posicionarem e perderem o medo de enfrentar essa situação. É muito interessante que esse tipo de ação aconteça sempre”, disse a integrante da equipe multifuncional do Colégio Estadual Frederico José Pedreira Neto, Débora Barbosa Alves.
