Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Palmas se reuniram, na manhã desta terça-feira, 10, com representantes de instituições de ensino superior que ofertam cursos na área da saúde para tratar do fortalecimento das ações do Programa Saúde na Escola (PSE). O encontro aconteceu na sede da secretaria e teve como foco alinhar estratégias e parcerias voltadas à promoção da saúde no ambiente escolar.
Participaram da reunião, além da equipe técnica da Semed, a coordenadora pedagógica do projeto Fortalece PSE do Ministério da Saúde, Olga Maria de Alencar; a professora do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Thayza Miranda; residentes em saúde; e preceptoras da Escola de Saúde Pública de Palmas (Espp).

No encontro, foram debatidas possibilidades de ações integradas entre a rede municipal de ensino e as instituições formadoras, como atividades educativas, acompanhamento em saúde e a inserção de estudantes e residentes nas ações desenvolvidas nas unidades escolares.
A reunião foi conduzida pela secretária-executiva pedagógica da Semed, Cândida Cecília, que falou sobre a relevância das ações serem desenvolvidas de forma interinstitucional para ampliar o alcance do programa. Segundo ela, a união entre Educação e Saúde fortalece o cuidado integral com os estudantes e contribui para a construção de hábitos mais saudáveis desde a infância. “O PSE Saúde na Escola é uma política pública intersetorial que a Educação de Palmas abre as portas para que as unidades educacionais possam receber as ações estabelecidas dentro dos critérios do programa, que dentre elas têm a promoção da saúde, prevenção de doenças e a contribuição para o desenvolvimento integral dos alunos da rede pública de ensino”, cita a gestora.