A Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoveu, na tarde desta quinta-feira, 19, uma formação estratégica voltada às equipes técnicas para o fortalecimento das políticas e programas educacionais. O encontro, realizado na sede do órgão, teve como foco os impactos dessas diretrizes na elaboração e revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades de ensino da Capital.
A iniciativa integra as diretrizes das esferas federal e municipal, assegurando que a organização curricular e pedagógica das escolas de Palmas esteja alinhada aos direitos de aprendizagem e à equidade. Segundo a Semed, esse alinhamento é essencial para que a formação continuada de professores e gestores responda, de forma prática, aos desafios da inovação e da inclusão.
Integração e planejamento
A coordenadora de Políticas e Programas Educacionais, Maria das Graças Alves dos Santos, destacou que a reunião teve caráter formativo para os profissionais que atuam nos eixos estruturantes de políticas públicas de Currículo, Desenvolvimento Profissional, Avaliação e Monitoramento. "Discutimos os impactos das políticas públicas federais no contexto escolar para estruturar nosso plano de ação, alinhado às diretrizes da realidade da nossa rede de ensino", explicou.
A formação envolveu gestores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com o objetivo de garantir que a orientação repassada às escolas ao longo do ano letivo seja coesa. A secretária-executiva da pasta, Cândida Cecília, reforçou que o momento é de construção coletiva. "Este encontro formativo é um alinhamento para que todos os departamentos da Semed, em conjunto com as unidades escolares, coloquem em prática as ações acordadas com o Governo Federal, visando a evolução do processo de ensino-aprendizagem dos alunos da rede municipal", afirmou.
Entre os temas gerais discutidos para o fortalecimento dos programas e políticas educacionais e a revisão dos PPPs, as equipes técnicas da Semed devem observar os seguintes critérios rigorosos de organização:
Marcos normativos: garantir a coerência com as diretrizes municipais, estaduais e federais;
Gestão democrática: atualização periódica do documento com a participação ativa da comunidade escolar;
Foco pedagógico: integração entre metas e ações que priorizem a qualidade, a equidade e a educação integral.