A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) está realizando neste mês ações voltadas à campanha do Agosto Dourado em algumas Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital. As atividades fazem parte da programação da pasta e têm como objetivo reforçar a importância do aleitamento materno nos primeiros anos de vida da criança.
A USF Albertino Santos, localizada na Arse 101 (1004 Sul) realizou ns quarta-feira,16, pela manhã, atividades voltadas para as gestantes, puérperas e parceiros, que teve como tema: Faça a diferença para os pais e mães que trabalham. O evento contou com a participação da psicóloga e doula que trabalha no Hospital Dona Regina, Fabiana Fleury.
Na USF da Arno 41 (403 Norte) também foi realizado pela manhã, na quarta, e nesta quinta-feira, 17, uma programação com o tema: Voltei a trabalhar e agora? Na ocasião foram discutidos alguns assuntos como direitos da lactante e higiene oral da criança. Além disso, foi exposta a tenda Comida de Criança.
Na USF da 406 Norte também ocorreram atividades voltadas à temática. Foram abordadas três temáticas diferentes como a alimentação da mãe e sua importância para o seu leite, sobre como deve ser a higienização da boca do bebê após as refeições, abordado por um grupo de dentistas e sobre a puericultura (especialidade médica dedicada a acompanhar todo o desenvolvimento da criança) onde as gestantes e mães puderam tirar suas dúvidas.
Wyttória Régia Neves é enfermeira residente de Saúde da Família e Comunidade e coordenadora do Grupo de Gestante e Puérperas Fruto do Teu Ventre, voltado para gestantes e puérperas. Segundo ela, a ação foi voltada para essa turma, que já está ativa há 3 meses dentro da unidade e auxilia sobre cuidados após o nascimento, aleitamento e dificuldades que as mães de primeira viagem enfrentam ao amamentar.
A Semus destaca que ainda serão desempenhadas inúmeras outras atividades no decorrer do mês. As ações vão tratar de assuntos como o fortalecimento do aleitamento materno pós-parto e até o sexto mês de vida do bebê, enfatizando o vínculo entre ele e a família; palestra educativa sobre técnicas de amamentação e importância da saúde bucal tanto para a mãe quanto para o bebê; exclusividade do aleitamento materno até o sexto mês, incluindo a ligação entre o desmame precoce e o desenvolvimento infantil; aplicabilidade de leis que apoiam a amamentação no ambiente de trabalho, introdução alimentar após o sexto mês e muito mais.
Confira abaixo todas a Unidades que participam da programação
USF Bela Vista dia 17 agosto a partir das 19 horas
USF Dayse de Fátima Arse 13 (108 sul) dia 18 de agosto a partir das 9:30 horas
USF Arno 61 (503 Norte) dia 23 de agosto a partir das 8:30 horas
USF Santa Bárbara dia 24 de agosto das 14:30 às 17:30 horas
USF Santa Fé dia 25 de agosto a partir das 9 horas
USF Arne 64 (508 Norte) dia 29 de agosto a partir das 8 horas
USF Arse 82 (806 Sul) dia 29 de agosto a partir das 17 horas
Texto: Annady Borges - estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus/Palmas
Edição: Secom