Menu
Redes sociais

Semus realiza campanha de prevenção e cuidados com a malária

Público-alvo são os palmenses que vão viajar nas férias para zonas endêmicas e os visitantes que chegam à Capital

Semus realiza campanha de prevenção e cuidados com a malária

Data da publicação: 28/06/2018



A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ), inicia nesta sexta-feira, 29, uma campanha de alerta sobre os cuidados e prevenção à malária, transmitida pelo mosquito Anopheles. O público-alvo são as pessoas que vão viajar para zonas endêmicas de Malária que compreendem todos os estados da região amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

 


A campanha compreende o período de férias, no qual os técnicos que fazem parte do Núcleo de Educação e Arte da UVCZ farão abordagens todas às sextas (de 29 de junho à 27 de julho) no Terminal Rodoviário de Palmas e no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, o material contendo orientações em relação à doença será exibido nos painéis de informação.

 


“Vamos orientar a população local que irá viajar e também os visitantes acerca da doença, explicando o que é a malária, como se dá a transmissão, quais os sintomas e o tratamento. Vamos fazer uma exposição do vetor para que as pessoas conheçam o inseto que transmite a doença e ainda distribuiremos folders explicativos com todos os cuidados que se deve ter para evitar contrair a doença”, ressalta a coordenadora de Educação em Saúde, Alessandra Moreira.

 

 

Saiba mais

 

 

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada pela picada da fêmea infectada do mosquito (Anopheles), que hospeda o parasita do gênero Plasmodium. Popularmente, esse mosquito pode receber diversos nomes, como muriçoca, sovela, mosquito-prego, carapanã ou bicuda. Os ataques de febre que se repetem a cada 48 ou 72 horas indicam a ocorrência da doença. São acompanhados por calafrios, tremores generalizados, delírios, dor de cabeça e vômitos.

 


A malária pode ser prevenida, sendo que a melhor maneira envolve medidas de proteção individual como manter-se distante de criadouros naturais de insetos, como beiras de rios e áreas alagadas; evitar a exposição ao ar livre entre o final da tarde e o amanhecer, pois são os horários em que os mosquitos estão mais ativos; utilizar calças e camisas de manga comprida quando estiver ao ar livre, pois isso limita a área em que o mosquito pode picar; usar repelentes à base de DEET numa concentração de 30 a 35% para proteção por até 5 horas; gestantes e crianças pequenas podem utilizar repelentes à base de Icaridina; utilizar cortinas e mosquiteiros com inseticida sobre a cama ou rede quando for dormir; colocar telas em portas e janelas ajuda a manter os mosquitos fora dos ambientes internos.

 

 

Cronograma de ações

 

 

Local: Terminal Rodoviário de Palmas

Ação: Exposição do vetor, distribuição de folders e orientação

Datas: 29/06, 06/07, 13/07, 20/07 e 27/07

Horários: Manhã das 8 às 12 horas e Tarde das 15 às 18 horas

 

 

Local: Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues

Ação: O material contendo orientações em relação à doença será exibido nos painéis de informação

Data: Durante todo o período de férias

 

 

 

(Edição e postagem: Lorena Karlla)